Evento realizado em Maceió destacou as conquistas rumo a transformação digital dos 17 municípios da região Sul de Alagoas
Nesta quinta-feira (23) aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, o encontro do projeto Jornada Escola Conectada Conisul. O evento foi destinado aos secretários de educação e pontos focais dos 17 municípios da região Sul, uma ação em parceria do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) com o Itaú Social, e apoio técnico da MegaEdu.
Maúna Rocha, gerente de Assessoria às Redes do CIEB, expressou a importância do momento. “Estamos aqui para celebrar as conquistas desta parceria em 2023 e renovar os esforços para os desafios de 2024. Transformar a educação com o uso de sistemas para gestão de dados, indicadores educacionais e transformar a situação da conectividade nas escolas públicas do Brasil são metas imprescindíveis”, afirmou.
“O momento de hoje é muito importante para construir e vivenciar as experiências de cada município e é uma conquista para o Conisul porque faz com que a gente atenda ao nosso objetivo de criar estratégias de fortalecimento da gestão e ajudar na tomada de decisões para que a adoção da tecnologia na educação possa ter bom êxito”, reforçou o Superintendente Conisul, Pedro Madeiro.
Para o coordenador de Implementação do Itaú Social, Renato Brizzi, o encontro também serviu para ratificar a decisão da parceria com os municípios alagoanos. “Queremos sempre dar luz para o que vocês estão fazendo aqui e tudo o que a gente viveu só mostra como foi acertada a nossa decisão. Agora, a gente renova o voto de continuidade das nossas parcerias para o ano que vem e contem com a gente”, destacou.
Planos de Conectividade
Na parte da tarde, aconteceu uma formação com os representantes técnicos das Secretarias de Educação consorciadas ao Conisul para a construção do plano de ação previsto na Jornada Escola Conectada.
Estiveram presentes os secretários de educação e pontos focais dos municípios de Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Miguel dos Campos, São Sebastião e Teotônio Vilela.
“Falar sobre conectividade é também falar sobre desigualdade social e superar esse desafio é superar uma parte da desigualdade que a gente tem. São vários territórios trabalhando de forma coletiva e isso só fortalece o nosso trabalho. Estamos à disposição para apoiar nessa nova jornada e contribuir com a estruturação de uma conectividade significativa que é tão necessária para as escolas”, apontou Angelo Luiz, coordenador de Implementação de políticas de conectividade da MegaEdu.
Apoio à implementação e operação dos sistemas de gestão
Durante o encontro, o CIEB ainda teve uma reunião com os pontos focais dos municípios que possuem o sistema gestão, ou vão iniciar sua implementação em 2024, para entender o estágio de implementação e operação em cada rede.
A partir disso, os municípios receberão apoio do CIEB para garantir a plena incorporação dos sistemas de gestão nas escolas, de forma que as secretarias tenham condições de fazer a gestão pautada em dados para melhorar o Ideb e a eficiência no uso dos recursos.
A Jornada Escola Conectada faz parte da frente de atuação do CIEB que tem como parceiros e financiadores o BNDES Fundo Socioambiental e o Movimento Bem Maior. Saiba mais! |
Publicado em: Jornada Escola Conectada, Notícias Gerais