Cooperação entre CIEB e Secretaria de Educação vai apoiar o desenvolvimento de um plano para uso qualificado de tecnologia na aprendizagem
Engajamento e disposição para o trabalho em conjunto marcaram a assinatura, ontem, de um acordo de cooperação técnica entre o CIEB e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A proposta é atuar de forma estruturada, de modo a transformar as escolas públicas paulistas em Escolas Conectadas – conceito desenvolvido pelo CIEB que estabelece práticas pedagógicas inovadoras, integradas ao currículo, com equipe capacitada e apoiadas pelo uso qualificado de recursos e tecnologias digitais.
A parceria, que não prevê transferência de recursos entre os dois parceiros, vai trabalhar com educadores e gestores a construção de um plano estadual de inovação e tecnologia educacional, articulando as diferentes áreas da secretaria que já incorporam, de algum modo, iniciativas de inovação educacional. O currículo paulista e o programa Inova Educação, que entra em vigor no próximo ano, com um tempo dedicado à tecnologia dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio, são oportunidades importantes a serem consideradas.
A gerente-executiva do CIEB, Gabriela Gambi, explica que, para obter a transformação sistêmica dos atuais modelos de ensino, é preciso compreender qual nível de escola conectada que as unidades escolares da rede se encontram e de que maneira as dimensões visão, a formação, os recursos digitais e a infraestrutura se manifestam. “A partir dessa concepção, a secretaria de Educação de São Paulo deve realizar um levantamento detalhado dos recursos disponíveis na rede e planejar suas estratégias de inovação de forma coerente, participativa e bem estruturada no plano estadual de inovação e tecnologia educacional de São Paulo”, diz.
Secretário Rossieli Soares e Lúcia Dellagnelo
Publicado em: Notícias Gerais