É possível envolver os alunos na busca por soluções dos grandes dilemas da educação brasileira? Mais do que uma demanda de adolescentes e jovens, que desde as manifestações de junho de 2013 demonstram por meio de protestos e ocupações a vontade de serem escutados, existe uma percepção crescente entre educadores e especialistas de que a participação do estudante é essencial para transformar a escola.
Com objetivo de apoiar professores, diretores e gestores a promoverem a cultura democrática e aprofundarem a reflexão sobre esse tema, o Porvir, programa do Instituto Inspirare, produziu o guia especial Participação dos Estudantes na Escola.
Com linguagem visual leve e elementos do mundo juvenil, o guia especial ainda traz referências sobre o universo do adolescente e do jovem, dicas práticas para professores e gestores estimularem a participação dos jovens no seu processo educacional e seis experiências bem sucedidas de participação dos estudantes em escolas públicas. Alguns representantes desses cases também estarão presentes no encontro.
Outra ferramenta disponível no material é a nova versão da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, que ouviu 132 mil adolescentes e jovens em 2016, sobre o que eles acham da escola e como eles gostariam que ela fosse. Na fase 2, desenvolvida em parceria com a Inketa e Rede Conhecimento Social, a consulta foi transformada em uma ferramenta aberta e gratuita para que escolas e redes de todo o Brasil possam aplicar o questionário e conhecer os sonhos dos alunos em relação à educação.
O material está disponível gratuitamente na internet e poderá ser compartilhado e reproduzido (parcial ou integralmente). (Com assessoria de imprensa)
Publicado em: Notícias Gerais