Produzido pelo CIEB, material traz definições e comentários sobre o conceito de itinerários formativos e temas ligados à Educação Profissional e Tecnológica
A partir de 2021, alunos e alunas do ensino médio terão a oportunidade de escolher algumas áreas do conhecimento para se aprofundar e até se profissionalizar.
Cada rede de ensino terá autonomia para decidir quais itinerários formativos serão colocados à disposição, mas, no mínimo, deverão ser ofertadas duas opções. Quanto ao conteúdo, as trilhas precisam contemplar ao menos uma das quatro grandes áreas acadêmicas da Base Nacional Comum Curricular (linguagens, matemática, ciências humanas ou ciências da natureza) ou ainda uma formação técnica e profissional (FTP).
Também poderão ser propostas trilhas que combinem duas ou mais áreas, o que significa dizer que algumas redes poderão oferecer diversos itinerários formativos. Esse cardápio poderá ser ampliado ainda mais dentro do universo da formação técnica e profissional.
A modalidade ‘Educação Profissional e Tecnológica’ contempla três tipos de cursos, como esclarece o Glossário Comentado CIEB – Novo Ensino Médio. O material foi desenvolvido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) para esclarecer termos relacionados à modalidade e ao novo ensino médio e, com isso, contribuir com o fortalecimento técnico das redes de ensino. O material pode ser baixado e compartilhado. Clique aqui.
“As secretarias de Educação encontram-se justamente no estágio de decidir quais itinerários vão oferecer. Achamos importante esclarecer principalmente os termos ligados à formação técnica e profissional, pois ela atende tanto às demandas da juventude – que anseia por uma inserção mais rápida no mercado de trabalho – como às necessidades dos setores produtivos que carecem de profissionais qualificados. A área de tecnologia, certamente, é uma delas”, diz Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.
Publicado em: Notícias Gerais