FORMAÇÃO DOCENTE: AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO ONLINE, INTELIGÊNCIA SÓCIO AFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD
Resumo
27/07/2016
Este artigo tem como finalidade discutir sobre as especificidades do ensino online, investigar a subjetivação do professor, com relação a sua prática docente, em especial sua formação para o futuro. Refletir e perceber os seus caminhos, arte de fazer - seus movimentos, conflitos e contradições, é a primeira aproximação desejada. O tema adquiri relevo e centralidade, sendo o ponto de partida para (re) descobrir e (re) significar algumas leituras sobre a formação e ação dos professores, recuperando o diálogo entre o que sabemos e o que não sabemos na busca de novos conhecimentos. Não podemos esquecer que essas especificidades se projetam para aprendizes historicamente situados em uma realidade muito peculiar e que buscam o ensino online como forma de garantir melhores condições de vida profissional e a qualificação para o trabalho. A educação, seja ela presencial ou online, se realiza na sociedade e seu objetivo é o processo de construção do indivíduo e diante o contexto, abordaremos aqui, alguns significados que devem ser atribuídos a essas especificidades. Trata-se de mostrar fundamentalmente que quando o professor e o aluno exploram diferentes e diversas formas de interação, fundadas no estímulo da inteligência sócio afetiva, podem verificar resultados muito mais efetivos no que concerne ao aprendizado por parte dos sujeitos sociais como um todo.