O CIEB foi um dos colaboradores do Seminário de Competências Digitais da Secretaria Municipal de Educação do Recife. Saiba como foi!
As tecnologias digitais estão integradas na maior parte dos setores da sociedade. Mais do que infraestrutura e acesso a recursos digitais, é necessário entender também as competências essenciais para o seu uso pleno. Para abordar o tema dentro da educação, foi realizado, no dia 15 de agosto, o I Seminário de Competências Digitais na capital pernambucana. O encontro foi voltado para professores da Rede Municipal de Educação do Recife, além de coordenadores, gestores e técnicos da Secretaria.
O evento marca o início da parceria entre a Secretaria de Educação do Recife com a Fundação Telefônica Vivo e Instituto Natura, que conta com a assessoria do CIEB para planos de formação docente e fomento de uma cultura digital nesta prática.
“Quando pensamos na educação hoje, não dá pra não pensar nas habilidades ligadas à tecnologia. Não basta só saber usar, é importante saber compreender, utilizar, criar tecnologias para solução de problemas individuais e coletivos”, afirma a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo, durante o Painel de Competências Digitais.
A mesa também foi formada por Silvio Meira, cientista, professor e empreendedor, e Leo Burd, pesquisador do MIT Media Lab e diretor da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. A mediação do debate ficou por conta de Lia Glaz, da Fundação Telefônica Vivo.
Lúcia ressaltou o caráter multidimensional do conceito de competências, que reúne conhecimento, habilidades e atitudes, para pensar em políticas apropriadas. O seminário recifense foi mais um passo na direção de uma cultura de conectividade na educação, com o objetivo de desenvolver essas competências em docentes e fomentar sua contínua capacitação.
“Quando a gente fala de programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais temos que entender esse conceito e incorporar metodologias que permitam desenvolver todas as dimensões”, ressalta a diretora.
Colocando em prática: curadoria de recursos educacionais digitais
Dinâmica durante a Oficina sobre Curadoria de Recursos Educacionais Digitais, apresentada por representantes do CIEB
A segunda parte do seminário foi marcada pelas oficinas, que colocaram em prática o debate da manhã. Conduzida pela especialista em Educação e Tecnologia, Larissa Santa Rosa, e a analista sênior de Educação e Tecnologia, Camila Wasserman, o CIEB ofereceu a oficina Curadoria na cultura digital.
Por meio de uma trilha para compreender como e por que escolher os recursos educacionais digitais (RED) mais adequados para cada necessidade. A oficina teve por objetivo apresentar critérios e rubricas de curadoria de RED para apoiar nos processos de seleção, aquisição e/ou contratação buscando tornar o processo cada vez mais qualificado.
Você pode assistir ao evento na íntegra no canal da Secretaria de Educação de Recife no YouTube.
Gostou?
Continue acompanhando o CIEB no LinkedIn e em todas as redes sociais.
Publicado em: Notícias Gerais