Notícias Gerais

Escola ribeirinha tem aulas por satélite e aprendizagem com recursos digitais

clique na imagem para ampliar

escola-02Localizada em uma região ribeirinha, na área rural, a Escola Estadual Vital de Andrade Brandão oferece ensino fundamental e ensino médio para crianças e jovens da comunidade Curari Grande, em Careiro da Várzea, a 20 quilômetros de Manaus. O único acesso é por barco. Os cerca de 200 alunos estão entre os 40 mil estudantes atendidos pelo Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) com aulas a distância, transmitidas via satélite.

Os professores apresentam suas matérias, ao vivo, a partir do Centro de Mídias, localizado na sede da Secretaria de Educação. “Todo conteúdo transmitido é produzido por especialistas nas diversas áreas do conhecimento, com o apoio de uma equipe que tem como missão enriquecer a apresentação dos cursos, de modo que sejam atrativos para as crianças e jovens”, conta Mairum Andrade, gerente de Tecnologias do CIEB que visitou a escola em agosto.

Nessa modalidade, que a Seduc chama de aprendizagem presencial mediada por tecnologia, as escolas participantes do projeto são equipadas com antena e infraestrutura para acesso às transmissões. Cada sala de aula recebe um kit de equipamentos para recepção em tempo real e interação com os professores que estão no Centro de Mídias. O projeto conta também com a plataforma Saber Mais, que disponibiliza diversos recursos educacionais digitais.

 

Publicado em: Notícias Gerais