Notícias Gerais

Encontro presencial do GT de Tecnologia do Consed é realizado em Foz do Iguaçu


Nos dias 15 e 16 de maio, Foz do Iguaçu (PR) foi palco para o 1º encontro presencial do GT de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O evento contou com a presença de secretários estaduais de Educação, técnicos dos estados e especialistas com o objetivo de explorar desafios e as boas práticas nas redes públicas de ensino na adoção de tecnologia para fins de gestão e pedagógicos. 

A agenda teve painéis e compartilhamento de práticas para discutir estratégias para uma educação mais conectada e abordou temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. 

O GT de Tecnologia do Consed tem o apoio da Coalizão Tec Educação, formada pelo CIEB, Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu. O BID também apoia a iniciativa. A Secretaria de Educação do Paraná cooperou com o Consed na realização do encontro em Foz do Iguaçu.

Ações integradas em prol da tecnologia

Na mesa de abertura do evento, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, apresentou um panorama do trabalho que o MEC vem fazendo em conjunto com os estados. 

“Levar conectividade para todas as escolas públicas brasileiras é um compromisso que estamos fazendo de mãos dadas com todas as secretarias estaduais do Brasil”, afirmou a secretária.

O líder do grupo de trabalho, secretário de Educação do Paraná e anfitrião do evento, Roni Miranda, lembrou que esse encontro presencial é uma demanda antiga dos técnicos dos estados, que participaram nos últimos meses de uma série de encontros virtuais do GT.

“É um momento de troca, em que estamos apresentando possibilidades de uso da tecnologia e discutindo o uso de competências digitais para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Ao dar seguimento ao trabalho do GT, podemos dizer que o Consed está na vanguarda da discussão da tecnologia na educação pública do país”.

Os secretários Alan Porto (MT) e Hélvia Paranaguá (DF), que atuam com Roni Miranda na liderança do GT, também participaram do evento, além do secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares.

Alan Porto enfatizou a importância da inclusão digital: “Precisamos entender o que cada estado está realizando em sua política pública de inclusão e adaptação do currículo para a computação”. Já Rossieli Soares, reforçou a necessidade de um uso equilibrado da tecnologia na educação: “A tecnologia precisa estar na educação como um suporte e não para substituir pessoas. Ela avança muito rápido e, nos estados, esse avanço se dá de formas diferentes. Por isso, compartilhar o que cada um está fazendo e construir soluções em conjunto é fundamental.”

Por sua vez, a secretária Hélvia Paranaguá destacou dois pontos importantes na avaliação do encontro: “O primeiro é a troca de experiência entre as redes e o outro é a rede de solidariedade que vai se criando para que cada um possa ajudar o outro que se encontra em uma fase diferente. 

Júlia Sant’Anna, diretora-executiva do CIEB, elogiou o engajamento dos participantes: “Estamos muito satisfeitos com a reunião. Houve um engajamento muito grande dos técnicos das secretarias. Discussões muito práticas e, ao mesmo tempo, muito sensíveis sobre a realidade de cada estado. Eu acho que essa visão conjunta tem tudo para dar certo ainda mais.”

O primeiro dia do evento contou com a presença do governador em exercício do Paraná, Darci Piana, que destacou a importância que o governo do estado reserva à Educação. 

Compartilhamento de práticas

Em uma agenda com painéis e compartilhamento de práticas, o GT discutiu estratégias para uma educação mais conectada e eficaz. Técnicos de tecnologia e especialistas de educação também tiveram momentos de integração e troca de ideias.

“É uma honra estar entre pares discutindo as inovações tecnológicas e compartilhando as experiências do estado do Tocantins”, comemorou Anice de Souza Moura.

“A expectativa é muito positiva e vamos levar para o nosso estado muitas ideias e a perspectiva de materialização de muitas propostas”, destacou Vagna Brito de Lima da Secretaria de Educação do Ceará. 

Publicado em: Notícias Gerais