Nova plataforma permitirá o monitoramento integrado do desenvolvimento infantil por meio da tecnologia

A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (16), a Caderneta Digital da Criança – uma iniciativa pioneira no Brasil, desenvolvida com apoio técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). A capital pernambucana se torna a primeira cidade do país a digitalizar a tradicional Caderneta da Criança do Governo Federal, integrando em uma única plataforma dados das áreas de saúde, educação e assistência social para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, do pré-natal até os 10 anos de idade.
O lançamento ocorreu no edifício-sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito João Campos, da diretora-executiva do CIEB, Julia Sant’Anna, e da presidente do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
“Recife é a primeira cidade do Brasil a integrar essa ferramenta dentro de uma estratégia nacional, conectando dados de educação, saúde e assistência desde o início da vida”, destacou o prefeito. Segundo ele, além de garantir o acesso a informações fundamentais, como vacinação e frequência escolar, a plataforma também oferece funcionalidades afetivas, como o registro de fotos e vídeos das crianças.
A Caderneta Digital estará disponível para mais de 108 mil crianças de 0 a 10 anos da rede pública municipal. Desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, em parceria com o CIEB, a ferramenta permite que pais e responsáveis acompanhem, em tempo real, indicadores como peso, altura e marcos do desenvolvimento infantil.
De acordo com Julia Sant’Anna, a solução foi criada com o objetivo de ser escalável e replicável em outros municípios, por meio de código aberto. “Buscamos um parceiro com maturidade em governo digital e encontramos em Recife, com o programa Conecta Recife, o ambiente ideal para essa inovação. Acreditamos que o impacto será expressivo tanto local quanto nacionalmente”, afirmou.
Além dos dados de saúde e educação, a Caderneta Digital também se conecta ao CadÚnico, fortalecendo a articulação com a assistência social. A plataforma será integrada ao Conecta Recife, ambiente que já concentra diversos serviços públicos digitais da cidade.
A secretária de Educação de Recife, Cecília Cruz, ressaltou que as escolas terão papel ativo na iniciativa, com formação específica para gestores e professores. “A integração das informações amplia a capacidade da rede em oferecer um acompanhamento mais completo e eficaz do desenvolvimento das nossas crianças”, concluiu.
Publicado em: Notícias Gerais