No sétimo episódio do CIEBCast, discutimos o lançamento da Nota Técnica: “EPT em tecnologia: avanços e desafios na implementação de currículos”. O documento aborda as mudanças na legislação e o impacto na organização da educação profissional e tecnológica pelas redes de ensino, incluindo a Lei 14.645/23 que institui a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT, e a Lei 14.945/24, que define novas diretrizes para o ensino médio.
Essa Nota Técnica complementa outros documentos produzidos pelo CIEB, como o “Currículo de referência educação profissional técnica de nível médio em tecnologia e computação” (2020) e o “Currículo de referência itinerário formativo em tecnologia e computação Ensino Médio” (2018). Essas mudanças são importantes para o desenvolvimento de currículos voltados para áreas emergentes, como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), automação e desenvolvimento de software.
A publicação destaca a importância de currículos flexíveis e alinhados com as inovações tecnológicas e a emergência de cursos em áreas como programação, robótica e análise de dados para atender às demandas atuais do mercado.
Essa Nota Técnica complementa outros documentos produzidos pelo CIEB, como o “Currículo de referência educação profissional técnica de nível médio em tecnologia e computação” (2020) e o “Currículo de referência itinerário formativo em tecnologia e computação Ensino Médio” (2018).
Conversa com especialistas: Julia Sant’Anna, Flavio Campos e Fernando Di Giani
No episódio, Julia Sant’Anna, diretora-executiva do CIEB, lidera a discussão com dois especialistas no campo da educação profissional e tecnologia: Flavio Campos, doutor em Educação e professor na Mercer University, e Fernando Di Giani, mestre em Ciência da Computação e diretor substituto no Centro Paula Souza.
A conversa foca em como as tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, automação e TIC, estão impactando os currículos da EPT, além da articulação necessária entre educação e mercado de trabalho.
Os convidados discutem as inovações necessárias para formar profissionais qualificados e aptos a trabalhar em áreas como desenvolvimento de software e segurança da informação, além de destacarem a importância de uma formação contínua para acompanhar as novas demandas tecnológicas.
Publicado em: Notícias Gerais