
O primeiro episódio do CIEBCast 2025 dá as boas-vindas às novas gestões municipais e reforça o compromisso do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em apoiar as redes de ensino na implementação de tecnologias que aprimoram a gestão escolar e pedagógica. O episódio destaca como a tecnologia pode aumentar a eficiência administrativa, promover inovação no ensino e contribuir para a redução das desigualdades educacionais, oferecendo suporte essencial para os desafios enfrentados pelas novas gestões.
Nesta edição, a diretora-executiva do CIEB, Julia Sant’Anna, recebe a equipe da Secretaria de Educação de São Miguel dos Campos (AL) para discutir os desafios e impactos da adoção de um sistema de gestão escolar digital, com foco na busca ativa de estudantes. Participam da conversa Álvaro Leiva, Secretário de Educação do município, Marília Oliveira, técnica responsável pela busca ativa escolar, e Jean Andrade, especialista em gestão educacional e adoção de tecnologia.
Tecnologia e dados no monitoramento da frequência escolar
Com 23 escolas, 9.948 estudantes e 412 docentes, o município de São Miguel dos Campos (AL) está avançando na digitalização da gestão escolar para aprimorar o acompanhamento da frequência e embasar a tomada de decisões estratégicas. Em 2024, 422 estudantes que haviam deixado a escola retornaram às salas de aula, resultado do monitoramento sistemático via sistema de gestão escolar.
A implementação do sistema trouxe desafios, especialmente na adaptação dos profissionais à nova rotina digital. Marília Oliveira destaca que, no início, houve resistência, mas a equipe percebeu os benefícios da tecnologia na busca ativa de estudantes. “À medida que o processo se tornou mais orgânico, conseguimos comprovar a efetividade do sistema para monitorar a frequência”, afirma.
A transição do diário de classe físico para o digital também exigiu adaptação dos docentes. Segundo Jean Andrade, o receio inicial deu lugar à percepção dos benefícios. “A mudança gerou insegurança, mas conseguimos demonstrar os ganhos. Hoje, os professores percebem mais agilidade na correção de notas e na organização dos planos de aula”, explica.
Para a gestão municipal, a tecnologia é essencial para a administração da educação pública. Álvaro Leiva reforça que políticas públicas eficazes dependem de informações bem estruturadas. “Só existe política pública onde há problemas a serem resolvidos. Para isso, precisamos de dados claros, que permitam uma resposta rápida e eficiente”, afirma.
A experiência de São Miguel dos Campos integra um movimento mais amplo de adoção de tecnologias educacionais voltado para a melhoria dos indicadores de aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais no Brasil. No município, essa iniciativa contou com o apoio do Itaú Social, do CIEB e de outras organizações do terceiro setor, em articulação com o Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul).
O processo busca estruturar a adoção estratégica da tecnologia na educação com base em quatro dimensões essenciais:
Visão estratégica para a implementação e o uso qualificado da tecnologia na gestão escolar e pedagógica;
Infraestrutura digital adequada para conectar escolas e redes de ensino;
Formação de professores e gestores em competências digitais, promovendo inovação no ensino;
Recursos educacionais pedagógicos e de gestão, fortalecendo o monitoramento da rede e a aprendizagem dos estudantes.
A incorporação de tecnologias na gestão educacional exige planejamento, capacitação e adaptação, mas seus impactos já são visíveis. A experiência de São Miguel dos Campos evidencia como a transformação digital pode tornar a educação mais eficiente e acessível, garantindo não apenas a permanência dos estudantes na escola, mas também uma trajetória educacional mais completa e qualificada.
Publicado em: Notícias Gerais