O laboratório de informática continua sendo o espaço que concentra a maior parte dos computadores para fins pedagógicos, dentro das escolas brasileiras.
Entretanto, o modelo de organização ainda empregado para estes ambientes não efetiva o potencial impacto da tecnologia na aprendizagem, e também não leva em conta as recentes mudanças na sociedade trazidas pela ubiquidade das tecnologias móveis e da internet.
Nesta Nota Técnica, o CIEB apresenta o resultado de uma sistematização de tendências internacionais na criação de espaços inovadores de aprendizagem permeados por tecnologia que permitam aos alunos desenvolver suas capacidades e autonomia.
Partindo do padrão existente do laboratório de informática, elencam-se algumas mudanças objetivas nos equipamentos, espaço físico e no propósito deste ambiente. Mudanças que possam ser adotadas como ponto de partida para o redesenho estrutural do laboratório para o século XXI, de forma a criar espaços inovadores de aprendizagem nas escolas.
Modernizar os espaços de aprendizagem em larga escala é um caminho tão extenso quanto inevitável. Dessa forma, a transformação da sala de informática pode ser tomada como oportunidade de efetivamente incorporar a tecnologia na escola, desencadeando uma importante jornada para a mudança da cultura escolar.
Isso porque a difusão desses espaços de inovação nas escolas das redes públicas de ensino, aliada a formações ativas e continuadas para os professores no uso pedagógico da tecnologia, abre caminho para um ciclo de inovação pedagógica que tem potencial para alavancar o ensino básico público de forma transformadora.
Publicado em: CIEB Notas Técnicas