Produzido em 2015, este estudo apresenta um panorama completo sobre centros de inovação em funcionamento ao redor do mundo. De forma didática e ilustrada, o documento analisa quais são os desafios para a adoção de inovação e tecnologia nos sistemas públicos de educação em países como Chile, Estônia, Coreia do Sul, Cingapura, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, trazendo exemplos de estruturação, eixos de atuação comuns e estudos de casos de organizações reconhecidas mundialmente, como o americano Digital Promise, o uruguaio Centro Ceibal e o sul-coreano KERIS.
Na primeira parte, o estudo lista a importância da existência de políticas educacionais de tecnologia e inovação para o desenvolvimento educacional brasileiro e demonstra como o investimento nestes dois eixos pode catalisar esse processo, ajudando a atingir as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, o texto analisa os cinco principais desafios enfrentados para a adoção de tecnologia e inovação na educação (falta de foco, institucionalidade, cultura e descontinuidade) e demonstra por que é importante articular diferentes atores e recursos para que ações sejam tomadas.
Em seguida, o estudo apresenta uma tabela com os aprendizados apurados junto às principais referências estudadas. Nela, constam objetivos, diferenciais e períodos de elaboração de cada um dos planos nacionais, organizadas em tópicos de fácil compreensão. Encerra essa parte uma série de gráficos que dissecam a estruturação e os princípios adotados para o pleno funcionamento dos centros de inovação entre os casos estudados.
Na segunda parte, o documento detalha como as várias referências capturam a sinergia entre diversas fontes de investimento para inovar em educação e lista cinco grandes princípios aprendidos a partir dos casos estudados: clareza com foco; agregação sem substituição; olhar prático; agilidade e eficiência; e fomento sem imposição. Por fim, o estudo se debruça sobre o funcionamento de organizações reconhecidas mundialmente, detalhando suas visões, origens, recursos, infraestruturas, ações realizadas e aprendizados. Para ler o estudo completo, na íntegra, clique no botão abaixo.
Publicado em: CIEB Notas Técnicas