Guia desenvolvido pelo CIEB detalha como as secretarias de educação podem se estruturar para trabalhar com atividades pedagógicas não presenciais
Com pouco ou nenhuma familiaridade com a aprendizagem remota, muitas redes de ensino estão enfrentando o desafio de trabalhar pela primeira vez com atividades pedagógicas não presenciais. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve muita organização e planejamento para cumprir os aspectos regulatórios, mobilizar os professores e disponibilizar os materiais pedagógicos a todos os alunos, independentemente de suas condições socioeconômicas.
Essa etapa preparatória envolve ações em quatro frentes, como indica o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota, plataforma desenvolvida pelo CIEB para apoiar as redes públicas tanto nesse momento de suspensão de aulas presenciais como no pós-pandemia, quando haverá a necessidade de recuperar conteúdos e habilidades.
Como explica Jean Tomceac, coordenador de Educação do CIEB, o primeiro passo é estruturar a governança, criando um grupo de trabalho para gerenciar a implantação das estratégias de aprendizagem remota (EAR) selecionadas e garantir o cumprimento das recomendações e obrigações de natureza jurídica.
O passo seguinte é preparar a equipe pedagógica. “Identifique e mobilize professores com experiência ou interesse em mapear e criar conteúdos educacionais que atendam às áreas de conhecimento e etapas de ensino definidas no planejamento”, sugere o especialista. Outra recomendação é oferecer tutoriais e materiais de apoio sobre como construir e utilizar conteúdos educacionais adaptados ao contexto da aprendizagem remota.
O terceiro e último passo é verificar a infraestrutura e as tecnologias disponíveis e disponibilizar os materiais, que poderão ser entregues na forma impressa, divulgados pela internet ou ainda pelo rádio e pela TV.
Programa de apoio às redes públicas
O Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR) integra uma série de conteúdos especiais produzidos pelo CIEB para os desafios gerados pela pandemia. Os materiais e as ferramentas buscam atender às necessidades identificadas em uma ampla pesquisa realizada em mais de 3 mil secretarias de Educação do Brasil durante o mês de março. O levantamento foi liderado pelo CIEB e contou com a parceria do Consed, Undime e Fundação Lemann.
A partir dessa escuta, o CIEB sistematizou sete Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR) e desenvolveu a ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota para ajudar os gestores a identificar rapidamente quais se adaptam à sua realidade.
Publicado em: Notícias Gerais