Notícias Gerais

A estratégia de aprendizagem remota está funcionando? Veja como as redes podem fazer esse acompanhamento

clique na imagem para ampliar

‘Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota’, desenvolvido pelo CIEB, mostra passo a passo como as secretarias de Educação podem monitorar e avaliar os resultados

Grande parte das redes públicas do país já adotou estratégias de aprendizagem remota para dar continuidade às aulas e manter o vínculo com os alunos. Embora algumas estejam mais avançadas que outras, todas as que iniciaram esse processo estão agora diante do desafio de monitorar o resultado de suas ações.

“As secretarias de Educação que chegaram a esse estágio superaram uma série de dificuldades para preparar os professores, produzir e distribuir conteúdos, engajar as famílias. Agora as redes precisam acompanhar como está sendo a implementação da estratégia nas escolas, se ela está funcionando e se há necessidade de algum ajuste”, explica Ana Dal Fabbro, coordenadora de Projetos do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

A organização desenvolveu o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota para apoiar gestores e gestoras de secretarias de Educação em todas as etapas do trabalho com o ensino remoto, inclusive na fase de checagem dos resultados.

Como saber se a aprendizagem remota está funcionando

Em linhas gerais, essa verificação envolve quatro grandes ações. Primeiramente, as redes precisam definir o escopo do monitoramento, listando quais tópicos serão mensurados. “Como exemplo, elas podem focar aspectos da fase de planejamento e entender com  os diretores escolares como os professores e coordenadores pedagógicos estão se comunicando, se o cadastro dos alunos (com todos os contatos) está atualizado e se foi oferecido algum suporte aos docentes que não dispõem de equipamentos e conectividade em casa”, explica Thaís Sanches, especialista em Educação do CIEB.

As secretarias também podem analisar como as escolas estão produzindo os conteúdos; por quais meios e com qual frequência elas estão se comunicando com os estudantes, pais e responsáveis; como as atividades pedagógicas estão chegando até as crianças e jovens; de que maneira a aprendizagem está sendo acompanhada. “Há uma série de questões que podem ser incluídas. A partir dessa definição, as secretarias têm a opção de criar um formulário online e enviá-lo aos diretores escolares”, informa a especialista.

O passo seguinte é definir um fluxo de trabalho e seus responsáveis dentro da secretaria. Para isso, as redes poderão criar uma equipe de acompanhamento, como sugere o Guia. Será esta equipe que entrará em contato com as escolas e trabalhará para obter o maior número possível de questionários preenchidos, atividades previstas na terceira fase do trabalho de acompanhamento da estratégia.

Com as informações coletadas, inicia-se a quarta e última parte, a de análise das informações levantadas. “A sistematização das respostas dará às redes um diagnóstico de suas escolas e dos problemas que precisam ser enfrentados. É um resultado valioso, pois ao identificar quais unidades escolares precisam de suporte, as secretarias conseguem atuar de forma direcionada, estratégica. Isso contribui com o alcance dos resultados planejados e minimiza, para a comunidade escolar como um todo, os impactos desse período de suspensão das aulas presenciais”, explica Gabriel Romitelli, analista em Compras Públicas do CIEB.

Além de apresentar todas essas ações de forma detalhada, o Guia traz ferramentas para apoiar as equipes técnicas na criação de formulários e na análise dos resultados.

Suporte estratégico

O Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem integra uma série de conteúdos especiais produzidos pelo CIEB para atender aos desafios identificadas em uma ampla pesquisa realizada em mais de 3 mil secretarias de Educação do Brasil durante o mês de março. O levantamento foi liderado pelo CIEB e contou com a parceria do Consed, Undime e Fundação Lemann.

A partir dessa escuta, o CIEB também sistematizou sete Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR), desenvolveu a ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota para ajudar os gestores a identificar rapidamente quais se adaptam à sua realidade e, finalmente, criou o Guia.

 

 

Publicado em: Notícias Gerais