Precisamos estimular o protagonismo dos alunos na busca do conhecimento e no seu processo de aprendizagem.
*Por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB
Atividades educativas genéricas ou currículo formal? Na busca das soluções para oferecer atividades educativas de forma remota, muitas redes de ensino estão na dúvida se devem oferecer aulas vinculantes que contemplem todo o currículo escolar, por área de conhecimento e ano, ou atividades educativas mais genéricas.
A verdade é que poucas Secretarias de Educação e escolas públicas no Brasil estão preparadas para oferecer a modalidade de ensino a distância com qualidade e equidade.
O importante, neste momento de crise, é manter os estudantes engajados em atividades educativas, e estimular seu protagonismo na busca de conhecimento e no seu processo de aprendizagem.
Paralelamente, precisamos avançar na incorporação de modelos híbridos de ensino na educação básica, usando a tecnologia para que a aprendizagem não pare em qualquer hora, local ou circunstância.
Leia também:
Existem soluções para atenuar o fechamento das escolas em todo o mundo?
Como viabilizar compras públicas de tecnologias educacionais em tempos de pandemia?
Publicado em: Notícias Gerais