Banco Mundial e OCDE divulgam relatórios que apontam o papel fundamental da conectividade e do acesso a equipamentos para migrar rapidamente para o ensino on-line.
*Por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB
Relatórios de duas organizações internacionais (Banco Mundial e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE) sistematizaram os impactos e as soluções que estão sendo desenvolvidas para mitigar o fechamento das escolas em todo o mundo. Hoje, estima-se que mais de 1,4 bilhão de estudantes em 156 países estejam sem aulas.
Fica claro que a capacidade de resposta dos países depende muito da experiência prévia de suas escolas em oferecer formas alternativas de ensino e da infraestrutura instalada no país em termos de conectividade e acesso a equipamentos. Países como China e Cingapura conseguiram migrar rapidamente para o ensino on-line.
Que sirva de lição para o Brasil que precisamos transformar TODAS as escolas públicas em Escolas Conectadas capazes de utilizar a tecnologia para oferecer múltiplas formas de ensino!
O conceito de Escolas Conectadas
Criado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o conceito de Escolas Conectadas se refere às escolas capazes de oferecer experiências híbridas de aprendizagem, isto é, que consigam integrar ensino presencial e on-line.
Uma Escola Conectada é aquela que tem uma visão clara e estratégica do uso da tecnologia para aprendizagem, expressa no seu currículo e nas práticas pedagógicas adotadas por seus professores. Gestores e professores devem possuir competências digitais que englobam habilidades pedagógicas, de cidadania digital e de desenvolvimento profissional. A escola deve possuir um repertório de recursos digitais selecionados e alinhados ao currículo, e disponibilizar infraestrutura adequada ao uso pedagógico da tecnologia, tanto em termos de equipamentos quanto em conectividade.
O CIEB tem trabalhado desde 2016 para ajudar Secretarias de Educação a transformarem as escolas de sua rede em Escolas Conectadas. Faz isso por meio da disponibilização de produtos e ferramentas para diagnóstico e planejamento de ações para o uso pedagógico da tecnologia e capacitação da equipe técnica. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso trabalho.
Leia também:
Como viabilizar compras públicas de tecnologias educacionais em tempos de pandemia?
Publicado em: Notícias Gerais