A seleção de tecnologias para a aprendizagem é dúvida recorrente de gestores e professores. A ferramenta Identificação de Recursos Educacionais Digitais, criada pelo CIEB, pode orientá-los nessa decisão.
*por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB
O mercado de tecnologia educacional cresce de maneira exponencial. Nos Estados Unidos, estima-se que em 2019 mais de US$ 8 bilhões foram investidos em tecnologias para educação.
Apesar de o Brasil ainda não ter atingido este nível de investimento, multiplicam-se por aqui as empresas que produzem soluções tecnológicas para a educação. A Plataforma EduTec mostra um panorama do mercado brasileiro, com mais de 410 tecnologias cadastradas.
A grande dúvida que permanece entre gestores e professores é como selecionar tecnologias capazes de gerar resultados positivos para a aprendizagem. Para selecionar tecnologias educacionais eficazes é preciso responder a, pelo menos, quatro perguntas:
- Qual desafio/problema educacional a tecnologia deverá solucionar?
- Que tipo de prática pedagógica inovadora será implementada com a tecnologia?
- Qual a infraestrutura (equipamentos e conectividade) disponível?
- Como será monitorado o uso e avaliado o resultado da tecnologia educacional?
A partir das respostas às essas perguntas, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) criou a ferramenta Identificação de Recursos Educacionais Digitais, para orientar gestores e professores na identificação dos tipos de tecnologias adequadas à sua demanda.
Sabendo qual o tipo de tecnologia a rede de ensino e/ou a escola precisa ficará mais fácil mapear o que existe no mercado e prosseguir para o processo de aquisição.
Acesse a ferramenta de Identificação de Recursos Educacionais Digitais e conte-nos sua opinião!
Leia também:
Professor, que tal avaliar agora mesmo suas competências digitais?
Publicado em: Notícias Gerais