Orientações sobre aquisição de softwares e recursos educacionais digitais foram o foco do encontro, que contou com representantes governamentais, do terceiro setor, da advocacia e da academia.
Como as Secretarias de Educação podem adquirir tecnologias educacionais e inovação de forma ágil, segura e eficiente? Essa foi a pergunta central do evento “Contratações públicas de tecnologias educacionais e inovação na educação”, realizado nesta quinta-feira (12), em São Paulo.
Organizado pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), que vem se dedicando aos estudos (ao lado da Fundação Lemman e Omidyar Network) sobre orientações e modelos para que os gestores públicos possam selecionar e adquirir tais tecnologias, o encontro reuniu representantes do poder público, advogados, estudiosos, especialistas e entidades do terceiro setor, com o objetivo de compartilhar orientações e gerar soluções voltadas às compras públicas.
A tecnologia educacional tem grande potencial de apoio para a incorporação da inovação na educação pública. Contudo, a complexidade e a insegurança jurídica no processo de seleção e aquisição ainda são pontos dificultadores.
O CIEB trabalha atualmente no desenvolvimento de um modelo inovador voltado a compras públicas de tecnologias educacionais que apoiará as Secretarias de Educação. Dessa forma, convidou atores essenciais desse processo para participar do debate.
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Durante a reunião, os participantes se debruçaram sobre cases realizados em diferentes regiões brasileiras. Em grupos, analisaram soluções encontradas em cada cenário e propuseram quais seriam possíveis alternativas de encaminhamento.
Após debate e análise dos temas, cada grupo compartilhou suas impressões e conclusões, de modo a comparar, ajustar e sistematizar as soluções geradas.
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Publicado em: Notícias Gerais