CIEB lança o Guia Prático para Gestores Educacionais, com foco no desenvolvimento de competências digitais dos professores.
Para ser capaz de utilizar práticas pedagógicas transformadoras, que engajem os estudantes e modifiquem o processo de aprendizagem, o professor tem necessidade de passar por formações continuadas igualmente inovadoras. Isso representa um enorme desafio para as secretarias municipais e estaduais de Educação, que precisam envolver, no planejamento das iniciativas que vão propiciar atualização docente, as diversas áreas que integram as redes de ensino: currículo, orientação pedagógica, tecnologia e gestão educacional, por exemplo.
Atento a essa necessidade de inserir as tecnologias digitais, dentro de uma visão integrada, já na construção dos planos de crescimento profissional dos educadores, o CIEB desenvolveu o Guia Prático para Gestores Educacionais, com foco no desenvolvimento de competências digitais dos professores. Disponível para consulta e para baixar, gratuitamente, o guia consolida reflexões e lições aprendidas sobre a elaboração de um plano de formação de professores, no contexto da Iniciativa BNDES – Educação Conectada.
Na prática, o documento ajuda os gestores educacionais a identificar e solucionar demandas de suas redes de ensino e de seus professores, apoiando a implementação de programas de formação que tenham como foco o uso pedagógico das tecnologias digitais. O guia traz conceitos, exemplos de casos reais, indicações de recursos e ferramentas. Também dedica tópicos a reflexões sobre cálculos de custo e avaliação. Para facilitar a construção do plano de formação, o gestor tem disponível um itinerário de planejamento que norteia a elaboração e possibilita o registro de cada etapa.
Lidiana Osmundo, especialista em Educação do CIEB e integrante da equipe responsável pela edição do Guia, que teve parceria do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), destaca: “O gestor encontra, no guia, uma ferramenta de trabalho autoinstrucional, bastante simples de usar, que leva a resultados efetivos, como um planejamento de formação docente mais qualificado”.
Publicado em: Notícias Gerais