Na última quinta-feira (22), foram divulgados os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os avanços foram significativos, como o percentual de escolas públicas com internet, que aumentou 18 pontos percentuais (70,4% para 88,5%) entre 2019 e 2023. Ainda assim, esse aumento não necessariamente reflete o uso da internet para fins pedagógicos. Em 2023, por exemplo, apenas 62,1% das escolas públicas informaram que possuíam acesso à internet nos processos de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, é fundamental que as secretarias de educação instalem medidores que monitorem a qualidade da internet nas escolas e garantam uma velocidade adequada para o uso administrativo e pedagógico de 100 kbps/aluno.
Esse monitoramento viabiliza o direcionamento das políticas públicas de tecnologia na educação, como a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), e assim promove a equidade de acesso à conectividade e às tecnologias digitais.
Os dados do Censo Escolar mostram que ainda há um longo caminho para que a tecnologia chegue com qualidade e equidade às escolas, uma vez que apenas 24,5% das escolas públicas apresentaram um aumento na quantidade de equipamentos (computador de mesa ou portátil para estudantes) voltados para uso dos estudantes entre 2022 e 2023.
Os dados publicados mostram que além de manter os esforços da ENEC, é necessário assegurar o correto preenchimento dos dados do Censo Escolar, para conhecermos as condições da infraestrutura tecnológica de nossas escolas e pautar o governo na definição de ações mais adequadas às necessidades das redes de ensino, contribuindo com a melhoria da aprendizagem e redução das desigualdades na educação pública brasileira.
Confira os dados na íntegra no site do INEP: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2023/apresentacao_coletiva.pdf
Publicado em: Notícias Gerais