O lançamento da segunda fase do programa ocorreu no dia 28 de fevereiro, durante encontro online, com as 12 redes de ensino participantes.
Iniciado em 2021, o Programa de Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino visa apoiar as equipes técnicas das Secretarias de Educação participantes a estabelecerem um processo contínuo de formação e planejamento para incorporação de tecnologias digitais, e, com isso, melhorar a qualidade e a equidade da educação.
A iniciativa é realizada pelo CIEB, em parceria com o IGM (Instituto General Motors) e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
O foco da primeira etapa, encerrada em 2022, foi a construção de um Plano de Inovação e Tecnologia a partir do diagnóstico do nível de adoção de tecnologias, usando as ferramentas e referências técnicas do CIEB para definir a estratégia para cada dimensão. Agora, as Redes de Ensino avançam para a execução das ações planejadas, na reta final do programa de assessoria que se encerra em junho.
O encontro online que indicou os próximos passos, ocorreu no dia 28 de fevereiro e marcou o início da nova fase.
Resultados da primeira fase
Os resultados da primeira fase do Programa mostram que, entre 2021 e 2022, 62% das escolas que fazem parte das redes avançaram de nível em, pelo menos, uma dimensão e 30% avançaram em mais de uma dimensão, das quatro que formam uma Escola Conectada.
O conceito de Escola Conectada foi elaborado a partir das referências internacionais e nacionais e é definido como uma escola que possui visão estratégica e planejada para o uso da tecnologia na educação, expressa em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com gestores/as e docentes com competências digitais desenvolvidas, com recursos educacionais digitais selecionados e alinhados ao currículo, e com a infraestrutura adequada. Entenda mais no Marco Conceitual do CIEB. |
Na dimensão de Infraestrutura, houve um acréscimo de 6 pontos percentuais na proporção de escolas no nível intermediário. E uma redução de 46% para 31% no percentual de escolas que estavam no nível emergente nessa dimensão.
“Tudo que as redes já realizaram até aqui teve impacto. Vemos a evolução no nível de adoção de tecnologia nos indicadores do Relatório Guia Edutec, lançado recentemente. Também notamos os avanços no dia a dia, com exemplos inspiradores, como a compra de computadores de Caruaru e de Campina Grande. Certamente, com a continuidade do programa, haverá mais avanços” disse Julia Sant’Anna, diretora-presidente do CIEB, durante o lançamento.
Próximos passos
A nova etapa do Programa, com duração de quatro meses, será voltada para a execução de ações definidas como prioritárias pelas redes, com o acompanhamento dos consultores da IGM e RNP e o apoio técnico do CIEB.
Serão realizadas reuniões de monitoramentos com consultorias individuais, oficinas temáticas com participação de especialistas e momentos de trocas de experiências territoriais na Comunidade de Práticas. Nesta última, a ideia é que cada rede possa compartilhar e se inspirar em práticas aplicadas nos diversos territórios atendidos pelo Programa. Carmem Prata, consultora e ex-assessora de tecnologia educacional na secretaria de educação do estado do Espírito Santo, participou do encontro e contou que “a comunidade prática é um grande nascedouro de ideias”.
No final da segunda fase as redes de ensino deverão apresentar o que foi realizado para as Secretarias de Educação e Chefes de Gabinete, em um momento de Pactuação.
Julia Sant’Anna encerrou sua fala, parabenizando o trabalho das redes participantes e se comprometendo a atuar de forma conjunta para promover a tecnologia educacional no setor público.
Publicado em: Notícias Gerais