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Como escolher tecnologia educacional?

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A seleção de tecnologias para a aprendizagem é dúvida recorrente de gestores e professores. A ferramenta Identificação de Recursos Educacionais Digitais, criada pelo CIEB, pode orientá-los nessa decisão.

*por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB

O mercado de tecnologia educacional cresce de maneira exponencial. Nos Estados Unidos, estima-se que em 2019 mais de US$ 8 bilhões foram investidos em tecnologias para educação. 

Apesar de o Brasil ainda não ter atingido este nível de investimento, multiplicam-se por aqui as empresas que produzem soluções tecnológicas para a educação. A Plataforma EduTec mostra um panorama do mercado brasileiro, com mais de 410 tecnologias cadastradas. 

A grande dúvida que permanece entre gestores e professores é como selecionar tecnologias capazes de gerar resultados positivos para a aprendizagem. Para selecionar tecnologias educacionais eficazes é preciso responder a, pelo menos, quatro perguntas:

  • Qual desafio/problema educacional a tecnologia deverá solucionar?
  • Que tipo de prática pedagógica inovadora será implementada com a tecnologia?
  • Qual a infraestrutura (equipamentos e conectividade) disponível?
  • Como será monitorado o uso e avaliado o resultado da tecnologia educacional?

A partir das respostas às essas perguntas, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) criou a ferramenta Identificação de Recursos Educacionais Digitais, para orientar gestores e professores na identificação dos tipos de tecnologias adequadas à sua demanda. 

Sabendo qual o tipo de tecnologia a rede de ensino e/ou a escola precisa ficará mais fácil mapear o que existe no mercado e prosseguir para o processo de aquisição.

Acesse a ferramenta de Identificação de Recursos Educacionais Digitais e conte-nos sua opinião! 

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