Nesse contexto, almejo contribuir para a educação igualitária para todos, explorando o potencial da ubiquidade, da imersão de multimodalidade, da mobilidade, dos fluxos de informações, da presença transparente dos dispositivos e mídias em convergências exploradas no desenvolvimento do currículo. Promover isso pelas práticas pedagógicas explorando as possibilidades de integração de distintos espaços sociais, de culturas e de trabalho com o conhecimento.
Proporcionando pesquisa e estudos que viabilizem a educacao publica para todos com qualidade e inovacao
Hoje atuamos muito com a tencologia, mas muito mais como consumidores dela. O desafio é desenvolver a competência do Letramento tecnológico para resolução criativa de problemas (outra competência). Não adianta ter só o conhecimento, mas sim como aplicar esse conhecimento para as questões do nosso dia a dia, ou questões complexas. A tecnologia como meio para encontrar as soluções que o mundo está requerendo. Na escola uma das formas é trabalhar por meio de projetos. Projetos não só desenvolvidos pelos alunos, mas pelos gestores, professores. É a aprendizagem em serviço.
Meu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade da educação do meu país através da informática. O objetivo é estudar, pesquisar e desenvolver modelos tecnológicos que ajudem a elevar os resultados da educação brasileira em rankings mundiais. Para isso, precisamos ter uma compreensão clara do problema, para que as soluções possam ser definidas com base em evidências concretas. É por isso que escolhi estudar mineração de dados educacionais e análise de aprendizado. Com base nesse conhecimento, meu principal objetivo de carreira é me tornar um especialista em dados educacionais e em sua análise, e um dia ser capaz de influenciar e ajudar a definir as políticas educacionais brasileiras.
Sem soluções abrangentes, pensando na escola como uma gestora de seus recursos e capaz de decidir o melhor investimento para a sua comunidade. Avaliação dos recursos existentes (sempre existe algum) e fazer pequenos testes de uso das tecnologias, pequenos espaços na escola para torná-los maiores. Sempre pensando em alunos protagonistas e capazes de ajudarem uns aos outros, como tutores e autônomos.
Com a melhoria da formação dos professores oferecendo subsídios de metodologias como design thinking, cultura maker, cultura steam, ensino híbrido etc. É necessário aumentar a rede de aprendizagem dos professores com conexões que possam colaborar para sua formação e que acrescente bases para que ele possa melhorar a qualidade do seu ensino. Nosso ideal é trabalhar com cocriação, aproveitando toda a formação dos professores e criando juntos novas possibilidades para que ele se sinta confiante e entenda que o processo de crescimento não significa esquecer tudo que ele aprendeu e sim dar continuidade.
Acredito que a pesquisa científica deve se aproximar da realidade escolar, oferecendo soluções científicas baseada em fatos concretos observados e medidos pelo método científico. Em Sobral, tive a oportunidade de colocar parte dos conceitos da minha tese de doutoramento em prática, ajudando o município a atingir os dois primeiros lugares no ranking nacional do Ideb para anos iniciais e finais do ensino fundamental. Agora com a implementação dos Fablearn Labs, a pesquisa científica também deve estar associada para verificar o impacto no engajamento dos alunos, bem como no seu desempenho acadêmico e socioemocional. Atualmente faço parte do Programa Cientista Chefe (FUNCAP/UFC/SEDUC-CE) sendo responsável pelo desenvolvimento e validação de uma plataforma de avaliação online e de um sistema de ensino adaptativo. No INSPER, sou membro pesquisador do Centro de Educação que teve inicio em 04/2019.