Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.
Eu gostaria de ajudar a implementar metodologias ativas, que incluem o uso de tecnologia, e de ajudar a incluir a tecnologia de forma significativa na sala de aula. Enxergo na tecnologia o potencial para construir uma educação que leva em consideração o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover a participação cidadã em um mundo cada vez mais conectado. Neste momento, o que mais procuro são formas de levar os resultados de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para as práticas de sala de aula.
Pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias e ações para promoção de alfabetização computacional e desenvolvimento do pensamento computacional.
Através do uso de metodologias científicas e tecnologias da informação para o levantamento e produção de evidências científicas que contribuam para a tomada de decisão dos gestores das redes de ensino.
Equidade - Acredito que eu possa contribuir através do meu conhecimento acadêmico e experiência profissional nesse quesito, desde o planejamento dos programas e projetos educacionais até a implementação tecnológica. Reconheço o grande desafio em navegar entre o velho e o novo mundo, hoje antecipado pela tecnologia e sedimentado pelo dinamismo que a tecnologia trouxe aos conteúdos. Porém esse posicionamento não garante nenhuma vitória sobre o processo ensino-aprendizagem, mas sem sombra de dúvida a tecnologia nos permite chegar a vários pontos do mundo, garantindo acesso a todos e dessa forma contribuindo para a promoção da Equidade, entretanto chegar a lugares distantes não significa interagir verdadeiramente com essas comunidades existentes, venho estudando sobre o fabuloso recurso que o Big Data oferece, e assim, no que tange a educação podemos enxergar grandes grupos e subdividi-los em grupos cada vez menores ainda, dessa forma observando alunos e suas carências de maneira cada vez mais assertiva, e ainda trabalhar com dados não estruturados, que são aqueles que traduzem a vida social e comportamental do aluno, permitindo uma análise cada vez mais individualizada, para finalmente garantir um olhar para todos sem que o indivíduo tenha que enquadrar-se, obrigatoriamente, em grupos maiores no tange ao seu apreender. O segundo quesito que é qualidade dos conteúdos e sua disseminação, é um resultante do trabalho supracitado, pois a partir dos interesses suscitados, a riqueza de conteúdos e a interatividades são processos bastante garantidos pelas tecnologias existentes e também pertinentes as possibilidades permitidas pela tecnologia Big Data. Acredito que o terceiro quesito, que é o da contemporaneidade, trata-se de fomentar a capacitação dos "designers" de conteúdos para que possam usar seus talentos no que tange a usabilidade, sem jamais deixar de ouvir os docentes e especialistas que são a "alma" ou o pulsar da educação dos indivíduos. Vale ressaltar, que tenho conhecimento como gestora na área de processos e qualidade e desenvolvi um sistema que tem o propósito de avaliar processos e contribuir, através de indicadores parametrizáveis, para uma gestão dinâmica absolutamente necessária nos tempos atuais. Esse sistema rodou em grandes empresas como HARSCO METALS & MINERAIS e TRANSPETRO.
Contribuição prática - como usar, o que usar, como medir o impacto.
Meu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade da educação do meu país através da informática. O objetivo é estudar, pesquisar e desenvolver modelos tecnológicos que ajudem a elevar os resultados da educação brasileira em rankings mundiais. Para isso, precisamos ter uma compreensão clara do problema, para que as soluções possam ser definidas com base em evidências concretas. É por isso que escolhi estudar mineração de dados educacionais e análise de aprendizado. Com base nesse conhecimento, meu principal objetivo de carreira é me tornar um especialista em dados educacionais e em sua análise, e um dia ser capaz de influenciar e ajudar a definir as políticas educacionais brasileiras.
Contribuir e colaborar com o grupo
Contribuir na formação inicial e continuada de profissionais da área de pedagogia e matemática envolvendo tecnologias digitais; Contribuir no desenvolvimento de práticas, metodologias e artefatos tecnológicos para o ensino de matemática nos diversos níveis de ensino.