Integrantes da Rede IEB




Instituições - 16 resultados:
Outra
Limpar filtros

O CIDET e um centro de pesquisa e desenvolvimento cuja agenda de pesquisa se concentra em projetos relacionados a utilizacao inovadora das TIC na Educacao, e a Educacao e a Tecnologia como motores da inovacao e do desenvolvimento humano. Conta com uma equipe de profissionais e pesquisadores, cujas atividades estao nucleadas em torno de quatro areas estrategicas de desenvolvimento: educacao; inovacao e desenvolvimento; formacao continua; e desenvolvimento humano. Alem disso, o Instituto CIDET e comprometido com a resolucao das questoes estrategicas na educacao em America Latina, atraves da producao de conhecimento cientifico, o apoio a formacao de alto nivel de capital humano, o estabelecimento de redes de cooperacao, e a consultoria em gestao de politicas publicas em educacao.

Sobre o Grupo de Pesquisa em Informatica na Educacao - GPIE As investigacoes do grupo estao relacionadas ao uso e desenvolvimento de Tecnologias de Informacao e Comunicacao - TIC, como elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem presencial, semipresencial e a distancia. Temos duas linhas: - Ensino-Aprendizagem auxiliado por Computador (fim) - Tecnologia Educacional (meio) No grupo temos envolvido alunos/pesquisadores de graduacao e pos-graduacao. Os alunos de graduacao sao da area de computacao. Ja na pos-graduacao temos envolvido dois programas de mestrado, o PPGCA (Programa de Pos-graduacao em Computacao Aplicada) e o PPGECMT (Programa de Pos-graduacao no Ensino de Ciencias, Matematica e Tecnologias).

O GQTC, criado em 2002, pelo Prof. Kelson M.T. Oliveira, atua em varias linhas de pesquisa com especialidade no estudo mecanica quantica molecular aplicada a novos materiais, simulacao de propriedade de produtos naturais, design inteligente de rotas sinteticas abioticas e modelagem molecular de proteinas que visa tanto estabelecer relacoes de QSAR/SAR das interacoes farmaco-enzimas. O grupo tem fincado seu interesse no estudo mais detalhado de fitoconstituintes da flora amazonica; pesquisa envolvendo nanoestruturas. Por ser um grupo de quimica teorica e computacional, tem dado apoio, por meio de cursos e orientacao, no estudo de ensino-aprendizagem de temas cientifico complexos, voltados para o cotidiano tecnologico do aluno universitario. Temas atuais que que envolvem alta complexidade teorica, como modelos atomicos, orbitais atomicos e moleculares, quantica aplicada a quimica, fundamentos quanticos de tecnologias atuais , tem sido abordados por meio de novas abordagens de ensino, via utilizacao de modelagem computacional. Nosso objetivo visa o aprofundamento de conceitos basicos de nivel universitario, capacitando o licenciando com novas formas de abordar e ensinas temas complexos.

O Laboratorio de Experimentacao Remota (RExLab) foi criado em 1997, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a missao de gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, atraves de ensino, a pesquisa e a extensao nas areas cientifico-tecnologicas de Sistemas de Computacao e Robos Inteligentes, Sistemas de Conhecimento e Acessibilidade e Tecnologia, contribuindo para a formacao de profissionais e cidadaos capazes de promover a transformacao e o desenvolvimento da sociedade, e enfatizando acoes remotas para a ampliacao do alcance dos servicos prestados. Um de seus objetivos e atender a necessidade de apropriacao social da ciencia e da tecnologia, popularizando conhecimentos cientificos e tecnologicos, estimulando os jovens a inserirem-se nas carreiras cientifico-tecnologicas e buscar iniciativas que integrem a educacao cientifica ao processo educacional promovendo a melhoria devido a atualizacao/modernizacao do ensino em todos os seus niveis, enfatizando acoes e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentacao e a interdisciplinaridade. Quanto a visao de futuro, pretendemos que o RExLab torne-se uma referencia interna e externa, na Instituicao, com reconhecimento nacional e internacional pela excelencia de suas atividades no ambito cientifico. Tambem vislumbramos para o RExLab que a partir da contribuicao plena para o estreitamento dos lacos entre a tecnologia e o aspecto social como todo, promova o avanco do conhecimento de seus membros para outras e variadas areas de estudo, possibilitando entao que o laboratorio seja colocado como destaque institucional.

O Laboratório de Informações em Redes e Tecnologias Educacionais, LIRTE, é um laboratório interdisciplinar que agrega pesquisadores e estudantes em linhas de pesquisas relacionadas a sistemas de software, tecnologias educacionais e ciência das redes. O LIRTE tem por missão ser um ambiente de busca de soluções a problemas que afetam a sociedade, ao lidar com questões relacionadas a educação e inovação tecnológica. Nesse sentido, os projetos de pesquisa desenvolvidos englobam desde Computação Afetiva, Jogos Sérios e Aprendizagem a Segurança da Informação, Modelagem, Simulação e Verificação, permeando questões de Gênero, Ciências e Tecnologias. Formado em sua maioria por pesquisadoras e pesquisadores que atuam na área da Ciência da Computação, o LIRTE incentiva e apoia iniciativas que envolvam a participação de mulheres em atividades profissionais e acadêmicas que possuem as tecnologias como recurso principal.

O Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG) tem como grande objetivo incentivar o crescimento do uso da informática no ensino, de forma a melhorar o processo de aprendizagem.

O Laboratorio de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao - LabSoft - foi fundado em 2012 e atende estudantes e professores dos cursos da area de computacao e informatica, mas tambem existem projetos interdisciplinares, envolvendo professores da area de Educacao Fisica, Quimica, dentre outros. Foi criado, inicialmente, para servir como um espaco de investigacao, experimentacao, reflexao e dialogo entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos envolvendo disciplinas de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao. Tambem existem contribuicoes do LabSoft para a disseminacao de praticas pedagogicas mediadas pelas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs). As linhas de pesquisas envolvidas sao: Educacao em Computacao Computacao Aplicada a Educacao e Educacao Especial Educacao a Distancia Desenvolvimento Web e Web Semantica Desenvolvimento de Jogos Educacionais para a plataforma Web Gamificacao e Processos de Aprendizagem Massive Open Online Courses (MOOCs)

O LabTEVE e um laboratorio de cunho multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatistica da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), criado no ano 2000 com o intuito de desenvolver e integrar tecnologias voltadas ao Ensino Virtual e ao Ensino a Distancia. Neste contexto, esta incluida a pesquisa e uso de diversas metodologias com o objetivo prover e apoiar o aprendizado por meio de sistemas que disponibilizem informacoes acessiveis de qualquer parte e a qualquer momento, bem como treinar individuos para manipularem tais tecnologias. As metodologias e tecnologias podem ser utilizadas para outros fins, alem dos educacionais. Uma vez que as solucoes visam o apoio ao ensino nas diversas areas das ciencias, estes englobam aspectos de multi e interdisciplinaridade, abrangendo, alem da estatistica, tambem as ciencias da computacao, matematica, saude, engenharia e educacao, dentre outras areas. As principais linhas de pesquisa do laboratorio sao: Ensino a distancia Sistemas de realidade virtual Sistemas hapticos Jogos Serios (Serious Games) Avaliacao online O LabTEVE desenvolve projetos cientificos, tecnologicos e de inovacao e conta com parceiros publicos e privados. Os trabalhos de pesquisa estao inseridos nas Pos-graduacoes de Modelos de Decisao em Saude (mestrado e doutorado interdisciplinar), Computacao, Comunicacao e Artes (mestrado interdisciplinar) e Informatica (mestrado em Computacao) da Universidade Federal da Paraiba.

O Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) é um espaço que integra a pesquisa, o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados à atividades educacionais. Inclui pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, realizadas no escopo do Grupo de Informática na Educação da Univali. Promove também atividades de extensão destas pesquisas para a sociedade, em especial para o público escolar. O LITE busca incorporar o estilo de trabalho do movimento maker, oferecendo oportunidades para seus integrantes desenvolverem o seu potencial criativo aliado ao aprimoramento do conhecimento científico. Dentre as principais linhas de ação do Laboratório está a produção de tecnologia que estimule o desenvolvimento do Pensamento Computacional.

O Nucleo de Excelencia para Tecnologias Sociais (NEES) e um grupo de pesquisa do Instituto de Computacao da Universidade Federal de Alagoas. Ele se concentra em pesquisa e desenvolvimento de solucoes de TI, gerando conhecimento cientifico e promovendo a sua transferencia para a sociedade, empresas e comunidade cientifica. Sua visao e ser uma referencia internacional na geracao de conhecimento, capacitando as pessoas com visao social e apoiando novas spin-offs relacionados com empreendedorismo social e TI.

Carregando...