Laboratorio de Experimentacao Remota (RExLab) - UFSC

O Laboratorio de Experimentacao Remota (RExLab) foi criado em 1997, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a missao de gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, atraves de ensino, a pesquisa e a extensao nas areas cientifico-tecnologicas de Sistemas de Computacao e Robos Inteligentes, Sistemas de Conhecimento e Acessibilidade e Tecnologia, contribuindo para a formacao de profissionais e cidadaos capazes de promover a transformacao e o desenvolvimento da sociedade, e enfatizando acoes remotas para a ampliacao do alcance dos servicos prestados. Um de seus objetivos e atender a necessidade de apropriacao social da ciencia e da tecnologia, popularizando conhecimentos cientificos e tecnologicos, estimulando os jovens a inserirem-se nas carreiras cientifico-tecnologicas e buscar iniciativas que integrem a educacao cientifica ao processo educacional promovendo a melhoria devido a atualizacao/modernizacao do ensino em todos os seus niveis, enfatizando acoes e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentacao e a interdisciplinaridade. Quanto a visao de futuro, pretendemos que o RExLab torne-se uma referencia interna e externa, na Instituicao, com reconhecimento nacional e internacional pela excelencia de suas atividades no ambito cientifico. Tambem vislumbramos para o RExLab que a partir da contribuicao plena para o estreitamento dos lacos entre a tecnologia e o aspecto social como todo, promova o avanco do conhecimento de seus membros para outras e variadas areas de estudo, possibilitando entao que o laboratorio seja colocado como destaque institucional.

Número de profissionais que trabalham na organização: 25

Área/departamento:

  • Outra : tic


Grupo de profissionais que constitui a organização:

Nome do profissional Área de Formação inicial Área de Mestrado Área de Doutorado
Alex Sandro Moretti Ciências da Computação Ciências da Computação
Lucas Mellos Carlos Bacharelado em TIC
Paulo Manoel Mafra Ciências da Computação Engenharia Elétrica Engenharia de Automação e Sistemas
José Pedro Schardosim Simão Bacharelado em TIC Tecnologias da Informação e Comunicação
Karmel Cristina Nardi da Silva Psicologia Tecnologias da Informação e Comunicação
Priscila Nicolete Cadorin Bacharelado em TIC Tecnologias da Informação e Comunicação
Willian Rochadel Bacharelado em TIC Engenharia e Gestão do Conhecimento
Juarez Bento da Silva Administração Ciências da Computação Engenharia e Gestão do Conhecimento
Simone Meister Sommer Bilessimo Engenharia Mecânica Engenharia Mecânica Engenharia de Produção
Joao Bosco da Mota Alves Engenharia Elétrica Engenharia Elétrica Engenharia Elétrica

Principais atividades ligadas à inovação educacional:

A atuação da organização é focada nos níveis de ensino:

A atuação da organização é focada nas disciplinas específicas:

A organização atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:

Proposta da organização para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

As principais acoes do grupo estao focadas no ambito da integracao das TIC na educacao, em particular na utilizacao da Experimentacao Remota Movel, como ferramenta para aumentar a qualidade da formacao pratica dos alunos, principalmente nas disciplinas das STEM. Iniciado em 2008, o programa de integracao de tecnologia na educacao, desenvolvido pelo grupo, atende mais de 5.000 alunos e docentes, em todos os niveis escolares, da rede publica. Estruturado em dois eixos, um formativo que visa a capacitacao dos docentes e outro que trabalha a integracao da tecnologia nas atividades didaticas, e um programa que vislumbrou oportunidades, de um lado, nas carencias de infraestrutura nas escolas, representadas pelo baixo nº de computadores, de laboratorios de informatica e de ciencias, e do outro, na disponibilidade dos dispositivos moveis, pelos alunos e da conectividade. Assim busca inovar ofertando uma solucao que contempla atividades praticas laboratoriais, atraves de laboratorios remotos, utilizando dispositivos moveis e apoiada por conteudos didaticos digitais abertos.

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

A organização já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
VISIR + O projeto VISIR + contempla a instalação e utilização de laboratórios remotos VISIR em universidades do Brasil e Argentina em parceria com universidades de Portugal, Espanha, Austria e Suécia. 01/01/2016
TEIA Projeto de empreendedorismo e tecnologia aplicado a alunos concluintes da educação básica, da rede pública de ensino. 01/01/2016
Programa de integração de tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem. As ações do projeto estão estruturados em dois eixos: capacitação docente e integração de tecnologias nas atividades didáticas acessados por dispositivos móveis. 01/01/2008
Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel Desenvolvimento de laboratórios remotos e sua utilização nos diferentes níveis de ensino. 01/01/2014
Logo

Filiação: Universidade Federal de Santa Catarina

Responsável: Juarez Bento da Silva - Professor/Coordenador RExLab

E-mail: juarez.silva@ufsc.br

Telefone: 4837214194

Endereço: Pedro Joao Pereira, Bairro: Mato Alto,

Cidade: Araranguá

Estado: Santa Catarina

Pais: Brasil

CEP: 88905120

Site: http://rexlab.ufsc.br

Carregando...