Laboratorio de Experimentacao Remota (RExLab) - UFSC
O Laboratorio de Experimentacao Remota (RExLab) foi criado em 1997, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a missao de gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, atraves de ensino, a pesquisa e a extensao nas areas cientifico-tecnologicas de Sistemas de Computacao e Robos Inteligentes, Sistemas de Conhecimento e Acessibilidade e Tecnologia, contribuindo para a formacao de profissionais e cidadaos capazes de promover a transformacao e o desenvolvimento da sociedade, e enfatizando acoes remotas para a ampliacao do alcance dos servicos prestados. Um de seus objetivos e atender a necessidade de apropriacao social da ciencia e da tecnologia, popularizando conhecimentos cientificos e tecnologicos, estimulando os jovens a inserirem-se nas carreiras cientifico-tecnologicas e buscar iniciativas que integrem a educacao cientifica ao processo educacional promovendo a melhoria devido a atualizacao/modernizacao do ensino em todos os seus niveis, enfatizando acoes e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentacao e a interdisciplinaridade. Quanto a visao de futuro, pretendemos que o RExLab torne-se uma referencia interna e externa, na Instituicao, com reconhecimento nacional e internacional pela excelencia de suas atividades no ambito cientifico. Tambem vislumbramos para o RExLab que a partir da contribuicao plena para o estreitamento dos lacos entre a tecnologia e o aspecto social como todo, promova o avanco do conhecimento de seus membros para outras e variadas areas de estudo, possibilitando entao que o laboratorio seja colocado como destaque institucional.
Número de profissionais que trabalham na organização: 25
Área/departamento:
-
Outra : tic
Grupo de profissionais que constitui a organização:
Nome do profissional | Área de Formação inicial | Área de Mestrado | Área de Doutorado |
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Alex Sandro Moretti | Ciências da Computação | Ciências da Computação | |
Lucas Mellos Carlos | Bacharelado em TIC | ||
Paulo Manoel Mafra | Ciências da Computação | Engenharia Elétrica | Engenharia de Automação e Sistemas |
José Pedro Schardosim Simão | Bacharelado em TIC | Tecnologias da Informação e Comunicação | |
Karmel Cristina Nardi da Silva | Psicologia | Tecnologias da Informação e Comunicação | |
Priscila Nicolete Cadorin | Bacharelado em TIC | Tecnologias da Informação e Comunicação | |
Willian Rochadel | Bacharelado em TIC | Engenharia e Gestão do Conhecimento | |
Juarez Bento da Silva | Administração | Ciências da Computação | Engenharia e Gestão do Conhecimento |
Simone Meister Sommer Bilessimo | Engenharia Mecânica | Engenharia Mecânica | Engenharia de Produção |
Joao Bosco da Mota Alves | Engenharia Elétrica | Engenharia Elétrica | Engenharia Elétrica |
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
A atuação da organização é focada nos níveis de ensino:
A atuação da organização é focada nas disciplinas específicas:
A organização atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
Proposta da organização para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
As principais acoes do grupo estao focadas no ambito da integracao das TIC na educacao, em particular na utilizacao da Experimentacao Remota Movel, como ferramenta para aumentar a qualidade da formacao pratica dos alunos, principalmente nas disciplinas das STEM. Iniciado em 2008, o programa de integracao de tecnologia na educacao, desenvolvido pelo grupo, atende mais de 5.000 alunos e docentes, em todos os niveis escolares, da rede publica. Estruturado em dois eixos, um formativo que visa a capacitacao dos docentes e outro que trabalha a integracao da tecnologia nas atividades didaticas, e um programa que vislumbrou oportunidades, de um lado, nas carencias de infraestrutura nas escolas, representadas pelo baixo nº de computadores, de laboratorios de informatica e de ciencias, e do outro, na disponibilidade dos dispositivos moveis, pelos alunos e da conectividade. Assim busca inovar ofertando uma solucao que contempla atividades praticas laboratoriais, atraves de laboratorios remotos, utilizando dispositivos moveis e apoiada por conteudos didaticos digitais abertos.
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
A organização já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
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VISIR + | O projeto VISIR + contempla a instalação e utilização de laboratórios remotos VISIR em universidades do Brasil e Argentina em parceria com universidades de Portugal, Espanha, Austria e Suécia. | 01/01/2016 |
TEIA | Projeto de empreendedorismo e tecnologia aplicado a alunos concluintes da educação básica, da rede pública de ensino. | 01/01/2016 |
Programa de integração de tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem. | As ações do projeto estão estruturados em dois eixos: capacitação docente e integração de tecnologias nas atividades didáticas acessados por dispositivos móveis. | 01/01/2008 |
Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel | Desenvolvimento de laboratórios remotos e sua utilização nos diferentes níveis de ensino. | 01/01/2014 |

Filiação: Universidade Federal de Santa Catarina
Responsável: Juarez Bento da Silva - Professor/Coordenador RExLab
E-mail: juarez.silva@ufsc.br
Telefone: 4837214194
Endereço: Pedro Joao Pereira, Bairro: Mato Alto,
Cidade: Araranguá
Estado: Santa Catarina
Pais: Brasil
CEP: 88905120
Site: http://rexlab.ufsc.br