Ferramenta on-line e gratuita do CIEB, a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores oferece um diagnóstico fundamental para auxiliar professores e gestores em tempos de pandemia.
Competências digitais são essenciais nestes tempos da COVID-19. Gestores, professores, pais e alunos precisam acelerar sua curva de aprendizagem no uso da tecnologia para atividades educativas. Uma das principais ferramentas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores oferece um apoio fundamental para que os professores da educação básica possam aprimorar seus conhecimentos em tecnologia.
Ao acessar o formulário, os educadores identificarão suas competências digitais em três grandes áreas (pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional) e seus níveis de apropriação em cada uma delas (exposição, familiarização, adaptação, integração e transformação). A partir da resposta de um questionário on-line e gratuito com 23 perguntas, o professor recebe uma devolutiva personalizada. Mais de 22 mil docentes de todo o Brasil já utilizaram a ferramenta.
Clique aqui e faça já a sua avaliação!
O apoio da tecnologia na prática docente
De acordo com Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, há pelo menos três dimensões no conceito de competência digital:
- Saber utilizar a tecnologia de forma produtiva no exercício da profissão, no caso da educação para ensinar e aprender.
- Conhecer as implicações éticas e sociais da participação no mundo digital.
- Utilizar a tecnologia para desenvolvimento profissional e pessoal.
“Educação é um processo fundamental de troca de conhecimento entre seres humanos. A tecnologia facilita o papel do professor como um orientador, que articula informações, provoca reflexões e direciona exercícios para uma aprendizagem mais significativa”, ressalta Lucia. Reforçar as competências digitais dos professores, portanto, é essencial para que a tecnologia cumpra sua promessa de oferecer um ambiente mais inovador durante este período emergencial.
Acesse também:
A Nota Técnica #15: Avaliação de Competências Digitais de Professores foi elaborada em parceria com o Instituto Natura e com a Rede Escola Digital e contou com a consultoria de Maria da Graça Moreira da Silva, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Este documento traz um estudo conceitual sobre níveis de apropriação de tecnologias de professoras e professores e apresenta a ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais. Clique aqui para fazer o download.
Publicado em: Notícias Gerais