A Rede IEB promove a realização de dez revisões de literaturas nas áreas de letramento em matemática, letramento em português e competências socioemocionais.
Realização da Rede IEB, por meio de uma parceria entre o CIEB, o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Ministério da Educação (MEC), a chamada para interessados em produzir evidências científicas na área de tecnologia aplicada à educação recebeu 57 inscrições de todo o país.
Foram selecionados dez pesquisadores, que farão trabalhos de revisão de literatura ou meta-análises em letramento em matemática, letramento em português e competências socioemocionais na educação básica. O objetivo é identificar, mapear e sistematizar experiências capazes de reforçar a cultura digital no dia a dia das escolas e de ajudar gestores a desenhar políticas públicas e estratégias para redes de ensino.
Os resultados das pesquisas serão disponibilizados, em dezembro deste ano, na Plataforma Evidências sobre Tecnologias Educacionais, lançada pelo CIEB em 2018. O acesso é gratuito e aberto. A plataforma já dispõe de seis revisões a partir de autores brasileiros e casos brasileiros, em temas como formação docente, alfabetização, currículos inovadores, robótica, ensino de matemática e pessoas com deficiência.
Uma das características inovadoras da Plataforma de Evidências é aproximar o conhecimento acadêmico da realidade das instituições públicas, oferecendo os dados em formato acessível a educadores e gestores. “Cada revisão vai apresentar um resumo e destaques para as principais constatações e conclusões das pesquisas, com links para acesso aos artigos que compuseram a base da análise”, diz Mairum Andrade, responsável pelo projeto no CIEB.
Confira os pesquisadores selecionados para as novas revisões.
Letramento em matemática:
Adriana Aparecida de Lima Terçariol – Universidade Nove de Julho, SP
Carloney Alves de Oliveira – Universidade Federal de Alagoas, AL
João Coelho Neto – Universidade Estadual do Norte do Paraná, PR
Wagner da Silveira Marques – Universidade Cândido Mendes, RJ
Letramento em português:
Julia Zanetti Rocca – Universidade Federal de Mato Grosso, MT
Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva – Universidade Federal da Paraíba, PB
Maria Augusta Silveira Netto Nunes – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Adriana Cavalcanti dos Santos – Universidade Federal de Alagoas, AL
Competências socioemocionais:
Fabiana Maris Versuti – Universidade de São Paulo, SP
Marilene Salgueiro – Universidade Federal da Paraíba, PB
Publicado em: Notícias Gerais