Apresentação à Câmara de Educação Básica traz contribuições à inclusão de competências digitais na Base Nacional Docente.
Reconhecido por suas iniciativas de apoio ao desenvolvimento de competências digitais nas discussões da Base Nacional Comum Curricular, o CIEB foi convidado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a aprofundar reflexões sobre o tema em uma reunião com integrantes da Câmara de Educação Básica realizada no dia 8 de agosto.
A formação de professores para o uso de tecnologia – um elemento central no marco conceitual do CIEB – tem sido objeto de ampla discussão, desde o lançamento, no final de 2018, da primeira versão da Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP).
O CIEB apresentou os aprendizados e melhores práticas de outros países, considerando que a tecnologia só consegue efetivar seu potencial para apoiar a aprendizagem quando está nas mãos de professores bem formados e que mobilizam competências na área de inovação e tecnologia. Na ocasião, o CIEB formalizou a entrega de dois documentos sobre competências digitais aos conselheiros, trazendo contribuições tanto para a atual versão da Base Nacional Docente quanto para a Resolução 02/2015 – legislação que rege o funcionamento dos cursos de formação inicial de professores, atualmente em discussão no CNE.
Na reunião com a Câmara de Educação Básica, Gabriela Gambi, gerente-executiva do CIEB, ressaltou que o exercício da profissão professor no século 21 exige o desenvolvimento de competências digitais para transformação da prática pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. “Ficamos animados com a oportunidade de contribuir com a base docente e esperamos que as sugestões sejam aproveitadas, assim como foram as contribuições que fizemos à BNCC”, avalia Gabriela. A próxima etapa será a redação, por um relator do CNE, de um parecer que vai consolidar os documentos finais.
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