Larissa Santa Rosa, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB, apresentou os resultados da Autoavaliação de Competências Digitais Docentes e do Guia Edutec Diagnóstico sobre a adoção de tecnologias digitais por escolas públicas brasileiras com foco no desenvolvimento da cidadania digital.
O encontro “Habilidades para a Cidadania Digital”, transmitido ao vivo pelo YouTube no dia 14 de fevereiro, reuniu profissionais da educação, tecnologias, direitos humanos e outras áreas correlacionadas, para dialogar sobre a agenda da cidadania e segurança digital no Ensino Médio. Larissa Santa Rosa, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB, esteve em Brasília (DF), para participar do evento.
A iniciativa é da Embaixada do Reino Unido e da SaferNet Brasil. Na ocasião, também foi apresentada a Disciplina Eletiva sobre Cidadania Digital, desenvolvida pelo Programa de Acesso Digital realizada pelas duas organizações.
Larissa integrou o painel 1, intitulado “Segurança e bem-estar digital nos currículos do Ensino Médio”
“Nós temos o clichê de falar que a gente tem estudantes nativos da tecnologia. Isso é um fato, e a gente não nega. Mas, o quanto esses estudantes estão realmente preparados para falar sobre tecnologia e ser esse cidadão da tecnologia?” comentou Larissa, durante sua apresentação dos resultados de duas ferramentas desenvolvidas pelo CIEB: o Guia Edutec Diagnóstico e Autoavaliação de Competências Digitais Docentes.
Guilherme Alves (SaferNet Brasil) e Larissa Santa Rosa (CIEB) respectivamente
Segundo a especialista, quando feito um recorte sobre desenvolvimento de competências dos professores(as) relacionadas à área da cidadania digital, a autoavaliação indica que estão no nível médio, também chamado de familiarização. Ou seja, quando o educador(a) tem cuidado com a forma como atua no mundo virtual, além de buscar informações e conteúdos digitais para trabalhar com os alunos, trazendo pontualmente temas relacionados à cidadania digital para a sala de aula.
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“Precisamos de uma transformação na formação de professores(as), seja na inicial ou na continuada, para que consigam ser esse ator que o estudante vai procurar para exercer sua cidadania digital. Na hora em que tiver uma dúvida sobre o que fazer quando houver vazamento de seus dados, quando ele sofrer algum ataque de racismo online, entre outros casos. Precisamos investir no professor(a) para que seja esse agente transformador na escola” concluiu Larissa ao fim de sua apresentação
Assista ao evento na íntegra e se aprofunde no assunto.
Publicado em: Notícias Gerais