-
Encontro do Consed debate o desenvolvimento das competências digitais nas redes de ensino
CIEB participou do encontro do GT de Tecnologia do Consed que busca apoiar a evolução do uso de tecnologia para melhorar a educação e reduzir as desigualdades nas redes públicas de ensino de todo o Brasil.
-
Projeto que proíbe uso de celulares em escolas pode reforçar o uso pedagógico, diz especialista
Em entrevista a rádio CBN Julia Sant’Anna falou sobre o uso de celular em sala de aula.
-
Celulares nas escolas: o que dizem especialistas sobre a proibição anunciada pelo MEC
Em entrevista a Carta Capital Julia Sant’Anna falou sobre o uso de celular em sala de aula.
-
Fundação Telefônica Vivo investiu R$ 733 milhões em projetos em 10 anos
Matéria do Teletime cita parceria entre o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) e a Fundação Telefônica Vivo. As organizações desenvolveram juntas o primeiro currículo de referência em Ciência de Dados para educação profissional do Ensino Médio.
-
Brasil ainda enfrenta barreiras para integrar a digitalização ao currículo escolar
Matéria sobre uso de tecnologia na escola, citou o a análise Ideb 2023: os recursos tecnológicos e sua relação com a proficiência dos estudantes do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
Jornal da Cultura | 27/09/2024
Julia Sant’Anna, diretora-executiva, do CIEB falou sobre a utilização de internet para fins pedagógicos nas escolas públicas
-
O sexto episódio do CIEBCast está no ar
Matéria do jornal Dia a Dia sobre o lançamento do sexto episódio do CIEBCast sobre os desafios da ENEC.
-
Internet e suas aplicações ainda estão distantes da escola pública
Julia Sant’Anna, diretora-executiva, do CIEB falou sobre a utilização de internet para fins pedagógicos nas escolas públicas
-
Artigo: O papel da tecnologia na educação dos seus filhos
Matéria sobre uso de tecnologia na escola, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
Piauí é destaque internacional com projeto de ensino de Inteligência Artificial nas Escolas Públicas Estaduais
Matéria sobre uso de tecnologia na escola, citou a Nota Técnica do CIEB sobre o uso IA na Educação Básica
-
Qual é a maturidade digital da sua escola?
Matéria sobre uso de tecnologia na escola, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
Entenda a disputa bilionária que trava acesso à internet por alunos da rede pública
Julia Sant’Anna, diretora-executiva, do CIEB falou sobre a utilização de internet para fins pedagógicos nas escolas públicas
-
Mais da metade dos docentes de MT tem nível adequado de competências digitais
Matéria sobre uso de tecnologia na escola, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
BNCC Computação: conheça o documento que orienta como levar tecnologia à sala de aula
Matéria sobre uso de tecnologia na escola, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
Na Índia, Ministério da Gestão troca experiências sobre governo digital
Matéria cita um intercâmbio de conhecimentos na área de infraestrutura pública digital.
-
Capacitar professores é garantir seu papel como guias para o futuro
Matéria sobre celular e uso de tecnologia na escola, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
Escolas desconectadas
Matéria cita o estudo que será lançado pelo CIEB sobre como a disponibilidade ou a falta de recursos tecnológicos nas escolas está associada aos resultados.
-
Celular e uso de tecnologia na escola: qual debate realmente importa?
Matéria sobre celular e uso de tecnologia na escola, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
Capacitar professores é garantir seu papel como guias para o futuro
Matéria sobre capacitação de professoras, citou o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras 2022 do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).
-
GT de Tecnologia do Consed discute andamento dos trabalhos do grupo
Matéria sobre o GT de Tecnologia do Consed, citou a presença de representantes do CIEB.
-
Consed discute Políticas de Educação Conectada em Estados e Municípios
Matéria sobre o Seminário 'Educação Conectada', citou o apoio do CIEB no GT de Tecnologia do Consed.
-
Capacitação e cronograma são desafios em inclusão digital escolar
Matéria sobre o Seminário 'Educação Conectada', citou fala da diretora-executiva do CIEB, Julia Sant'Anna, sobre a importância de que as secretarias, especialmente as dos municípios menores, tenham acesso aos recursos de conectividade.
-
Undime participa do Seminário Educação Conectada
Matéria sobre o Seminário 'Educação Conectada', citou a participação da a diretora-executiva do Cieb, Julia Sant'Anna.
-
Quais os caminhos para ampliar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aos estudantes brasileiros?
Matéria sobre Educação Profissional e Tecnológica cita o itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados para jovens do Ensino Médio do CIEB.
-
Seminário do MEC defende uso crítico de tecnologia e atenção às diversidades regionais
Matéria sobre o seminários e oficinas “Educação Digital: Caminhos Inclusivos para a Transformação Curricular na Educação Básica”, citou o estudo "Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações”, organizado pelo CIEB. - 11/03/2024
-
Política Nacional de Educação Digital fecha o primeiro dia de Fórum Regional Nordeste
Matéria sobre o Fórum Regional Nordeste, citou pesquisa “Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações”, organizado pelo CIEB. - 11/03/2024
-
Passaporte para a educação do futuro
Matéria sobre a importância do uso de tecnologia citou a autoavaliação de professores do CIEB. - 28/02/2024
-
Uso da tecnologia para ensino e aprendizagem ainda é desafio na educação brasileira
Matéria sobre a importância do uso de tecnologia citou a autoavaliação de professores do CIEB. - 28/02/2024
-
Equipes da Seduc analisam dados educacionais sobre gestão e práticas de liderança
Matéria sobre apresentação de dados educacionais ao Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí - 11/12/2023
-
GT do Consed apresenta diagnóstico de adoção de tecnologia nas redes
Matéria sobre a reunião do GT de Tecnologia do Consed com o CIEB - 26/10/2023
-
O papel do professor na sociedade em transformação: preparar os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida
Matéria sobre a importância da atualização permanente do uso da tecnologia nas práticas pedagógicas, citou o primeiro itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados para os jovens do Ensino Médio idealizado pelo CIEB em parceria com a Fundação Telefônica Vivo - 25/10/2023
-
Tecnologia na escola: para funcionar, tem que formar
Artigo publicado no Correio Braziliense pelo Iede cita pesquisa feita em parceria com o CIEB - 03/10/2023
-
Plataforma auxilia escolas públicas a adotar uso de tecnologias digitais
Matéria sobre a Jornada Escola Conectada no Observatório do Terceiro Setor - 30/09/2023
-
Ampliar internet em escola pública é passo necessário para melhorar gestão, dizem especialistas
Matéria na Folha de S. Paulo sobre o Conecte-C - 12/09/2023
-
Maioria das escolas estaduais de SP não tem computador e conexão suficientes: ‘Wifi não pega’
Matéria Estadão - 01/09/2023
-
As experiências do SUS e do PIX como inspiração para o Sistema Nacional de Educação
AGENDA CIEB
-
“Conectividade e tecnologias digitais de informação e comunicação” é tema de conferência
A Diretora-executiva do CIEB, Julia Sant’Anna participou do painel Conectividade e tecnologias digitais de informação e comunicação, durante o 19º Fórum da @undimenacional, que aconteceu 6 a 9 de agosto em Cuiabá – MT.
-
Objetivos de aprendizagem devem nortear a compra de tecnologias digitais
Intencionalidade pedagógica é fundamental na hora em que o gestor decide adquirir determinada tecnologia. É o que comenta Larissa Santa Rosa, especialista em Educação e Tecnologia do CIEB. (Porvir, 22/06/2023)
-
Letramento digital torna jovem brasileiro crítico, não apenas consumidor de tecnologia
Larissa Santa Rosa, especialista em Educação e Tecnologia, comentou sobre o papel fundamental da escola em ensinar sobre tecnologia e com tecnologia, para garantir um papel de protagonista ao aluno. (Tele Síntese, 30/05/2023)
-
Jornada de coordenadores de tecnologia demanda competências além das digitais
Escola Castanheiras, em São Paulo, criou currículo de tecnologia da inspirado no Currículo de Tecnologia e Computação do CIEB. (Porvir, 30/05/2023)
-
Uma a cada cinco escolas municipais não tem aulas de tecnologia
Pesquisa foi feita pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) em parceria com Fundação Telefônica Vivo, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). (SBT, 13/05/2023)
-
Especialistas do MEC, CIEB, institutos e empresas juntos no Encontro Edtechs e Escolas Públicas
Larissa Santa Rosa, Especialista em Educação e Tecnologia da CIEB é confirmada no painel sobre Letramento Digital que acontece dia 30 de maio às 11h20. (TeleSíntese, 02/05/2023)
-
Inserção digital: alunos da rede pública aprendem sobre robótica educacional
De acordo com o mapeamento "Robótica na educação" da Rede IEB, 6% das iniciativas com foco no uso da robótica são destinadas ao ensino Fundamental e Médio, enquanto apenas 3% são para a Educação Infantil. (GZH, 17/04/2023)
-
Brasil vive urgência de universalizar internet na escola com foco em qualidade de acesso
Governo federal aponta a importância do implementação da velocidade de internet adequada para uso pedagógico definido por estudo realizado pelo CIEB, GMB, MegaEdu e NIC.br. (Porvir, 13/04/2023)
-
Única cidade da Bahia contemplada com o Programa Educação Conectada, Juazeiro se destaca em tecnologia educacional e recebe representantes do CIEB para articulação de novas iniciativas
O município recebeu a equipe técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceira do CIEB em visita a escolas da rede municipal de ensino. (Prefeitura de Juazeiro 12/04/2023)
-
Formação de professores é entrave ao uso de tecnologia em sala de aula
A Autoavaliação de Competências Digitais Docentes, respondida por mais de 100 mil professores brasileiros, aponta que docentes não se sentem aptos a utilizar a tecnologia profissionalmente (Agência Brasil, 12/02/2023)
-
Para especialistas, desafios da educação digital vão do letramento e capacitação à gestão pública
"Os nossos projetos não podem ser apenas um conjunto de pilotos. É preciso escalar para milhões de alunos e professores" falou Julia Sant'Anna, diretora executiva do CIEB durante o Seminário Educação Conectada. (Teletime News, 11/04/23)
-
Letramento digital na educação não pode esperar, defende Fundação Telefônica Vivo
Segundo dados da Autoavaliação de Competências Digitais Docentes, a maioria dos professores está no níveis 1 e 2 de desenvolvimento de habilidades digitais e domínio de tecnologias. (Teletime News, 04/04/23)
-
Por que é cada vez mais importante usar tecnologia na educação
O CIEB elaborou um Currículo de Referência em Tecnologia e Computação para apoiar redes de ensino na inclusão dos temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. (iFood News, 16/03/2023)
-
Tecnologia Educacional: abordagem sistêmica garante eficiência
Segundo Relatório Guia Edutec 43% das gestões escolares afirma que os professores apresentam habilidades e competências digitais em níveis iniciais e 45% declararam que a formação continuada de docentes gerou pouco ou nenhum impacto nas práticas pedagógicas. (ABC do ABC, 13/03/2023)
-
Prós e contras: a Inteligência Artificial aplicada no ensino
"A tecnologia pode ser um atalho na elaboração das atividades e avaliações" aponta Larissa Santa Rosa, especialista de Educação e Tecnologia do CIEB (Educação em Pauta, 06/03/23)
-
Prefeitura de Manaus vai construir primeiro Centro de Formação e Tecnologia Educacional
A iniciativa foi inspirada nos Espaços de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex), criado pelo CIEB. (Prefeitura de Manaus, 28/02/2023)
-
Mais de 30 mil escolas públicas voltam às aulas sem internet
Levantamento realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR investigou mais de 138 mil instituições no país. (Correio Braziliense, 02/02/2023)
-
Volta às aulas: Mais de 30 mil escolas públicas não têm acesso à internet
Dados do Mapa da Conectividade na Educação, produzido pelo CIEB e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, mostra que escolas públicas não estão conectadas à rede mundial de computadores. (CNN, 01/02/2023)
-
Tecnologia e metodologias ativas mudam escola
"A realidade é que as crianças não aprenderam na pandemia [enquanto as escolas estavam fechadas] porque não tiveram o acesso adequado à tecnologia e os professores não sabiam usá-la" afirmou Lucia Dellagnelo. (Metrópoles, 25/01/2023)
-
Dia Internacional da Educação: a tecnologia já faz parte do seu processo pedagógico?
Responda o quiz para descobrir como está o uso de tecnologia no seu processo de ensino e aprendizagem. (24/01/2023, Fundação Telefônica Vivo)
-
Volta às aulas: uma oportunidade para fortalecer o sistema educacional por meio da tecnologia
Dados do CIEB e a Associação Brasileira de Startups, mostram que em 2019 havia 449 edtechs ativas no Brasil e 566 em 2020. (18/01/2023, Jornal de Araraquara)
-
Guia Edutec: os resultados que apoiam a construção de uma escola digital
Estudo realizado pelo CIEB oferece diagnóstico que aponta caminhos para a evolução das tecnologias digitais na educação pública brasileira. (Fundação Telefônica Vivo, 17/01/2023)
-
Pensamento computacional x Artes: contraponto entre disciplinas gera debate na educação.
Relatório Guia Edutec 2022 mostra como a adoção da tecnologia nas escolas ainda é um desafio no Brasil. (Gazeta do Povo, 16/01/2023)
-
A educação na era da Inteligência Artificial: entenda o que é ChatGPT e seus impactos educacionais
Por Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. (Bett Brasil, 16/01/2023)
-
Como conectar todas as escolas do campo com internet e tecnologia de ponta?
Uma em cada cinco escolas públicas brasileiras não têm acesso à internet. Thalles Gomes, gerente jurídico e de parcerias do CIEB, explica como é possível avançar nessa pauta. (Porvir, 12/01/2023)
-
Pandemia acelerou mudanças na educação
Dados do CIEB e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) apontam que em 2020 o Brasil já possuía 566 empresas especializadas em soluções tecnológicas para a educação. (Jornal Cruzeiro do Sul, 09/01/2023)
-
As competências digitais docentes estão evoluindo?
O Relatório Guia Edutec mostra avanço na crença do educadores no potencial da tecnologia. Porém, a infraestrutura é incompatível com as necessidade pedagógicas. (Fundação Telefônica Vivo, 22/12/2022)
-
CIEB realiza o lançamento do Relatório Guia Edutec 2022
Estudo realizado pelo CIEB mostra um retrato do nível de adoção de tecnologia pelas escolas públicas brasileiras (Bett Brasil, 20/12/2022)
-
Pós-pandemia, como está o uso da tecnologia nas escolas públicas?
Relatório Guia Edutec aponta que muito ainda precisa ser feito para garantir acesso e formação qualificada no uso de tecnologias na educação. (Porvir, 19/12/2022)
-
Educação: alerta para o setor produtivo
Em palestra na reunião da Diretoria e dos Conselhos da Fiesc, Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, alertou setor produtivo sobre ameaça de perda de competitividade pela inexistência de profissionais qualificados. (ND+, 17/12/2022)
-
Decifrando a Ciência de Dados
Fundação Telefônica Vivo em parceria com o CIEB idealizou 1º itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados para os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. (Fundação Telefônica Vivo, 09/12/2022)
-
[Análise] Aprovadas normas para computação na educação básica
O que podemos esperar da aprovação das normas para computação na educação básica, por Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. (Observatório Movimento pela Base, 25/11/2022)
-
enlightED: 5 reflexões sobre a formação das juventudes para um mercado de trabalho digital
A escola terá como missão desenvolver futuros cidadãos mais ativos e propositivos, refletiu Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, no enlightED 2022. (Fundação Telefônica Vivo, 24/11/2022)
-
‘Cérebro humano ainda é muito melhor do que computadores’, afirma especialista da OCDE
Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, participou do Fórum Radar Reinvenção no painel Talento para o Futuro. (FIESC, 24/11/2022)
-
Conferência enlightED apresenta propostas para melhoria da educação a partir da integração com a tecnologia
A conferência global enlightED, que reuniu especialistas para refletir sobre os desafios da aprendizagem na era digital, foi encerrado por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. (Porvir, 23/11/2022)
-
BNDES apoia capacitação de empreendedores de baixa renda
BNDES e Movimento Bem Maior apoiarão a Jornada Escola Conectada, projeto que visa desenvolvimento, implementação e disseminação do uso de tecnologias educacionais em redes públicas de ensino, de iniciativa do CIEB. (Agência Brasil, 22/11/2022)
-
Com capacidade de transformar aprendizado, uso de tecnologia ainda não é realidade em muitas das escolas de PE; entenda
Levantamento do CIEB revelou que 1,9% do total das escolas públicas municipais e estaduais possuem infraestrutura avançada para uso de tecnologia. (g1 Pernambuco, 09/11/2022)
-
EDUCAÇÃO JÁ 2022: CONHEÇA AS RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICAS PARA AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
CIEB contribuiu com a elaboração de documento que propõe recomendações de políticas públicas para implementação do uso de tecnologias na educação brasileira. Confira! (Todos pela Educação, 07/11/2022)
-
Conheça as 3 novas competências digitais essenciais para professores
Análise de dados; Mentalidade orientada a dados e Pensamento Computacional são as novas competências digitais para professores estudadas pelo CIEB. (Fundação Telefônica Vivo, 04/11/2022)
-
Undime realiza pesquisa com secretarias de educação sobre o ensino de tecnologias nas escolas
CIEB participa de pesquisa sobre como as redes de educação têm se organizado para o ensino sobre tecnologia. Questionário ficará disponível de 31 de outubro a 30 de novembro de 2022 (Undime, 31/10/2022)
-
Estratégia colaborativa acelera a inovação
Matéria publicada no Valor Econômico (25/10/2022)
-
SP tem R$ 847,4 milhões do BID para adotar tecnologias que diminuam filas do SUS
Matéria publicada na Folha de S. Paulo (26/09/2022)
-
Porvir e CIEB analisam a conectividade na educação
Matéria publicada no Blog do Porvir (16/09/2022)
-
Educação digital da Estônia: o que temos a aprender?
Fundação Telefônica Vivo (05/08/2022)
-
País tem R$ 10 bi para ‘escola digital’, diz especialista
Valor Econômico (04/07/2022)
-
Há recursos para investir em tecnologia nas escolas, dizem especialistas
Valor Econômico (01/07/2022)
-
Velocidade de conexão nas escolas precisa subir 156%, pelo menos
tele.síntese (30/06/2022)
-
Professores avaliam que internet é imprescindível, mas escolas públicas ainda não estão plenamente conectadas após dois anos de pandemia
O Globo (21/03/2022)
-
A experiência do Ceará no desenvolvimento de competências digitais de professores
Porvir (26/01/2022)
-
Fundação Telefônica Vivo investe em formação em Ciência de Dados em escolas públicas
Convergência Digital (21/12/2021)
-
Startups apostam em tecnologia na hora de investir no setor de educação
Você S/A (19/11/2021)
-
Conectividade nas escolas públicas: como fazer?
Nova Escola (03/11/2021)
-
Guia reúne orientações para levar conectividade às escolas e redes públicas de ensino
Porvir (20/10/2021)
-
Guia traz passo a passo para a conectividade nas escolas públicas
Cenpec (21/09/2021)
-
Guia oferece o passo a passo de como levar Internet a escolas públicas brasileiras
TI Inside (16/09/2021)
-
Lançado nesta quinta, a publicação auxilia também na contratação de serviços e monitoramento das conexões na rede pública
R7 (16/09/2021)
-
Guia orienta escolas públicas a implantarem conexões internet
Convergência Digital (16/09/2021)
-
Guia traz passo a passo de como levar internet às escolas públicas
Telesíntese (16/09/2021)
-
As principais tendências para os próximos anos na educação
A educação do futuro estará intimamente ligada com a tecnologia, com o ensino híbrido, a personalização do ensino, a digitalização, os estudos “mão na massa” e os jogos digitais (ND+, 30/08/2021)
-
Conectividade e 5G nas escolas públicas
Por que é importante fornecer e ampliar o acesso à internet para essas instituições? Que urgências a pandemia revelou? Com Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente Cieb, e Evelyn Sid, prof. Colégio FECAP (Canal Futura, 25/07/2021)
-
Veto de Bolsonaro derrubado: lei de internet gratuita a alunos e professores tenta aliviar defasagem da escola pública no mundo digital
Projeto de lei destinará R$ 3,5 bilhões aos estados para ações de conectividade no país. Alfabetização digital, ou seja, instrução para os estudantes navegarem no ambiente virtual, é outro desafio (G1, 07/06/2021)
-
Congresso derruba veto de projeto que obriga governo a fornecer internet gratuita para alunos e professores
Cerca de 18 milhões de estudantes, do CadÚnico e de escolas de comunidades indígenas e quilombolas, terão direito, além de 1,5 milhão de docentes; custo é de R$ 3,5 bi (O Globo, 01/06/2021)
-
Especialistas promovem debates sobre a alfabetização tecnológica
Série de bate-papo online e gratuita irá acontecer nos dias 7, 8 e 9 de junho pelo canal oficial da Nic.br no Youtube (R7, 20/05/2021)
-
Na educação, espaços e tempos são redefinidos
Escola precisa resgatar alunos que desistiram dos estudos (Valor Econômico, 17/05/2021)
-
Cultura Digital
O domínio da tecnologia é uma das competências previstas na BNCC. Para o mercado, esta já é uma demanda urgente.Com: Rafael Lucchesi, dir. do SENAI; Lúcia Dellagnelo, dir. do CIEB; Erikle Lucena, coord. do CRIA/SEECT=PB (Canal Futura, 29/04/2021)
-
This week at World Bank EduTech
This week, the EdTech team shares resources about the skills economy — combining digital skills and blockchain technology (Banco Mundial - EduTech, 26/04/2021)
-
Impacto da pandemia na educação é maior em países sem inclusão digital, dizem analistas
Para participantes da Brazil Conference, crise sanitária foi ‘brutal’ para a educação de países que não investiram no setor (Estadão, 15/04/2021)
-
Mapeamento aponta que 64% das edtechs mantiveram ou aumentaram o faturamento em 2020
Levantamento feito pela ABStartups e Cieb destaca o impacto da transformação digital no ensino impulsionada pela pandemia (Época Negócios, 14/04/2021)
-
Educação: empresas de tecnologia não chegam ao setor público
Mapa das edtechs mostra que só 13% têm algum tipo de negócio com o setor público (Veja, 14/04/2021)
-
‘Edtechs’ em ebulição: Brasil já tem mais de 500 start-ups de educação, salto de 26% em 2 anos
O Brasil já soma 566 edtechs (start-ups de educação), 26% mais do que tinha há dois anos, segundo estudo inédito realizado pela Abstartups e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) (O Globo, 13/04/2021)
-
Empresas de tecnologia de educação relatam alta no faturamento na pandemia
Quase 65% apontam aumento, segundo pesquisa do setor (Folha de S. Paulo, 13/04/2021)
-
É possível resolver a falta da internet na educação
Falta de conectividade entre estudantes e docentes trará no futuro consequências sobre a produtividade (Valor Econômico, 12/04/2021)
-
Sua escola está conectada?
Acesse o Mapa da Conectividade na Educação e entenda mais sobre a importância desses dados para garantir acesso à educação durante a pandemia (Cenpec, 07/04/2021)
-
Novo mapa mostra como é a qualidade da internet que chega à escola pública
Ferramenta une bases de dados e tem como objetivo facilitar a criação de planos para melhoria da conectividade na educação brasileira (Porvir, 05/04/2021)
-
Com escolas fechadas de novo, pais de alunos da rede pública veem piora no ensino online
Famílias da rede estadual paulista criticam falta de interação com professores, o que ocorria no ano passado; estudantes de colégios municipais também enfrentam problemas (Estadão, 04/04/2021)
-
Mapa revela o acesso à internet de 140 mil escolas municipais e estaduais
Iniciativa do NIC.br e CIEB mostra a desigualdade do acesso à internet entre alunos de diferentes estados (Telesíntese, 31/03/2021)
-
Plataforma apresenta dados de conectividade de 27 mil escolas públicas brasileiras
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) apresentaram nesta 30, o Mapa Integrado de Conectividade na Educação (Teletime, 30/03/2021)
-
Podcast Porvir/CIEB: Robótica nas escolas públicas
Como é a prática que integra conhecimentos a partir de atividades baseadas em tecnologia e resolução de problemas (Porvir, 22/03/2021)
-
Pandemia completa um ano no Brasil em seu pior momento
País atravessa ponto sombrio da covid-19, com negacionismo, má gestão e crise econômica como pano de fundo. Perspectivas de superação são desalentadoras, e especialistas esperam 2021 ainda pior (Deutsche Welle, 26/02/2021)
-
Autoavaliação mostra que ainda há muito espaço para professor avançar em tecnologia
Aulas remotas aproximaram docente da tecnologia e especialistas dizem que dar o próximo passo depende de maior conscientização, formação específica e acesso a equipamentos (Porvir, 19/02/2021)
-
Da falta de internet até o Machine Learning: os desafios da tecnologia na educação
Especialistas defendem benefícios de soluções como inteligência artificial e big data, entre outras, para otimizar a aprendizagem de alunos (Metrópoles, 27/01/2021)
-
Projeto articula diferentes setores para melhorar conectividade na escola pública
Iniciativa do CIEB e NIC.br, projeto Conectividade para Educação conta com diferentes aportes de experiências e conhecimento na construção de planos e orientações a gestores para garantir infraestrutura adequada de conectividade à educação básica brasileira (Porvir, 12/01/2021)
-
Tecnologia para a aprendizagem
Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) tem contribuído para um ensino mais inovador (Via Revista, dezembro/2020)
-
8 perguntas e respostas sobre a LGPD na educação
Entenda por que a proteção de dados é importante e quais cuidados as escolas precisam tomar para evitar sanções que vão desde o bloqueio do banco de dados à aplicação de multas (Porvir, 24/11/2020)
-
Currículo de referência em tecnologia e computação busca resolver problemas a partir do pensamento digital
Elaborado pelo CIEB, documento incentiva que redes e escolas possam adotar estratégias e o trabalho com competências guiado pela BNCC para que alunos desenvolvam habilidades a partir do uso de tecnologias simples e complexas (Porvir, 23/11/2020)
-
Informações pessoais coletadas em aulas online são protegidas pela LGPD; veja quais são
Para ajudar gestores educacionais a se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados, foi lançado um manual gratuito para a proteção dessas informações em parceria com a Unesco (Diário do Nordeste - CE, 09/11/2020)
-
O que é feito com os dados dos alunos, nas escolas?
E o cuidado deve começar na hora da matrícula ou na assinatura do contrato. O colégio precisa informar em qual circunstância vai usar as informações coletadas, o que pode ser feito a partir de uma política de privacidade (Jornal Fato, 18/10/2020)
-
Unesco e CIEB lançam manual para proteção de dados aos gestores educacionais
Entenda mais sobre Lei Geral de Proteção de Dados que foi sancionada em setembro (Diário de Três Lagoas, 28/10/2020)
-
Unesco e CIEB lançam manual para proteção de dados aos gestores educacionais
Entenda mais sobre Lei Geral de Proteção de Dados que foi sancionada em setembro (Tribuna MS, 28/10/2020)
-
LGPD obriga escolas a proteger dados pessoais de estudantes
Reportagem do Manaus Alerta (28/10/2020)
-
Ferramenta do CIEB para diagnóstico de adoção de tecnologia educacional será usada em 38 países
Acordos com o programa ProFuturo, da Fundação Telefônica, e com instituição da Costa Rica permitem que governos identifiquem o nível de competências digitais de escolas e educadores para um desenho mais efetivo de políticas públicas (Porvir, 26/10/2020)
-
Entenda o que muda nas escolas para se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Reportagem do site Cabeça de Criança – iG (21/10/2020)
-
Escolas também deve se adequar à LGPD; saiba o que muda
Instituições que armazenarem dados pessoais incorretamente estão sujeitas a diversas punições (Olhar Digital, 21/10/2020)
-
Atenção à matrícula: veja o que muda nas escolas para se adequarem à LGPD
Reportagem publicada no UOL (21/10/2020)
-
Professores e as lições da pandemia
Educadores tiveram sentimentos como ansiedade, sobrecarga e estresse (TV Brasil, 18/10/2020)
-
Migração para o ensino híbrido alavanca startups de educação
Incorporação de tecnologias pela rede pública é oportunidade de expansão dos negócios (Folha de S. Paulo, 18/10/2020)
-
Dados podem minimizar efeitos da pandemia na Educação
Pesquisas e estudos desenvolvidos por instituições filantrópicas e apresentados no Educação 360 ajudam na adoção de políticas públicas para o ensino (O Globo, 09/10/2020)
-
Por que investir em tecnologia para educação
Artigo publicado no Estadão (09/10/2020)
-
Educação 360 ao vivo
Educadores compartilharam experiências para aliar tecnologia e ensino no segundo dia de evento; encontro internacional termina hoje (O Globo, 30/09/2020)
-
Ferramenta brasileira de educação digital vai ser exportada para 40 países
Criado em 2016, o Guia EduTec é totalmente gratuito e faz um diagnóstico para saber qual o grau de uso da tecnologia na rede pública de ensino (Exame, 05/09/2020)
-
Cinco diferenciais da pós-graduação que serão tendência nos próximos anos
Cursos oferecem caminhos distintos na carreira e desenvolvem competências complementares para corresponder às expectativas - cada vez mais altas - do mercado de trabalho (Zero Hora, 03/09/2020)
-
Inovação pedagógica está em estado básico no país, avalia instituto
Estudo está disponível para receber contribuições da sociedade (Agência Brasil, 03/09/2020)
-
Currículo de tecnologia prepara professores e alunos para o novo momento da educação
No cenário pós-pandemia, avançar no desenvolvimento de competências digitais previstas pela BNCC será essencial. Veja como São Paulo e Paraíba desenvolvem seus currículos (Porvir, 03/09/2020)
-
Acesso à internet é material escolar básico
Meses de escolas fechadas evidenciam a necessidade urgente de avançar no uso planejado e sistemático das novas tecnologias educacionais (Itaú Social, 25/08/2020)
-
Ensino híbrido é caminho sem volta e oportunidade para ressignificar a educação
Em entrevista ao blog, Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, fala que o ensino híbrido pode fomentar o processo educacional e a tornar a escola novamente atrativa para o jovem, mas para isso acontecer é fundamental garantir o acesso a equipamentos e conectividade como direitos básicos para todos os estudantes do país (Estadão, 07/08/2020)
-
O papel da família nas atividades de aprendizagem remota durante a pandemia
Artigo de Lúcia Dellagnelo (Jornal Correio - BA, 14/08/2020)
-
CIEB desenvolve guia para ajudar secretarias no ensino a distância
O Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota é gratuito (Diário de Três Lagoas, 21/07/2020)
-
CIEB desenvolve guia para ajudar secretarias no ensino a distância
O Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota é gratuito (Tribuna MS, 21/07/2020)
-
Como envolver as famílias: o grande desafio da aprendizagem remota
Com as aulas presenciais suspensas desde março, redes enfrentam a dificuldade de mobilizar os pais e responsáveis pelas crianças. O ‘Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota’ traz orientações para conduzir o processo (Fato Amazônico, 14/07/2020)
-
Estudantes de Porto Real terão conteúdos diários no programa "Para casa"
Reportagem sobre a adesão da Secretaria Municipal de Educação de Porto Real (RJ) ao programa 'Vamos aprender' (Jornal A Voz da Cidade - RJ, 08/07/2020)
-
Aprendizagem remota impõe uma reinvenção das práticas pedagógicas
Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota, desenvolvido pelo CIEB, traz orientações e ferramentas para as redes de ensino prepararem seus docentes para os novos desafios (Jornal Sudoeste Paulista, 02/07/2020)
-
Todos perdem — uns mais que outros
Em meio à pandemia, o retorno às aulas ainda é incerto — enquanto isso, o ensino remoto aprofunda as desigualdades (Revista Exame, 02/07/2020)
-
Guia auxilia secretarias de Educação a implantarem e executarem o ensino remoto
Desenvolvido pelo CIEB, ferramenta indica diferentes estratégias de aprendizagem não presencial, promovendo o ensino híbrido (Revista Educação, 30/06/2020)
-
Como as redes de ensino da Bahia podem trabalhar com a aprendizagem remota
Conteúdo desenvolvido pelo CIEB é voltado para gestores públicos e traz um passo a passo sobre como incorporar novas estratégias de ensino e aprendizagem durante e após a pandemia (Na mídia - BA, 25/06/2020)
-
Guia orienta a implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota
Conteúdo desenvolvido pelo CIEB é voltado para gestores públicos e traz um passo a passo sobre como incorporar novas estratégias de ensino e aprendizagem durante e após a pandemia (Jornal Dia a Dia - Três Lagoas (MS) - 24/06/2020)
-
74% dos alunos da rede pública recebem atividades EAD, diz pesquisa
Pesquisa mostra que as escolas estão conseguindo se articular para oferecer algum tipo de atividades pedagógicas em diferentes formatos (Correio Braziliense, 24/06/2020)
-
Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas
Necessidade de distanciamento social na pandemia mostrou importância do acesso à internet e a computadores para escolas, professores e estudantes. Ensino híbrido terá de passar a fazer parte da realidade da educação pública após a quarentena (Porvir, 23/06/2020)
-
Competências digitais de professores são temas de pesquisa para profissionais da rede estadual
Identificar as competências digitais que os professores da rede pública estadual dominam é as que precisam ser aperfeiçoadas é o foco do projeto "Autoavaliação de Competências Digitais dos Professores" (Fato Amazônico - AM, 23/06/2020)
-
Competências digitais de professores são temas de pesquisa em Manaus
Diagnóstico vai permitir traçar planos de formação que atendam às necessidades dos docentes (Portal Em Tempo - AM, 22/06/2020)
-
Guia orienta a implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota
Saiba como estruturar escolas e redes para esse período de isolamento social e também para a fase pós-pandemia (Porvir, 18/06/2020).
-
Alunos da Rede Municipal de Teresina terão acesso a conteúdo educativo pela TV
Os estudantes da Rede Municipal de Teresina contarão, a partir da próxima quarta-feira (10), com uma programação educativa diária exibida por meio de quatro canais locais de televisão (Cidade Verde - PI, 05/06/2020)
-
SED cria página para transmissão das aulas em tempo real pela internet
Transmissão pela TV Aberta foi iniciada no último dia 25 de maio. Com o acesso pela página da Secretaria, alunos de todo o Estado podem acessar as aulas em tempo real (O Progresso - MS, 30/05/2020)
-
Ensino híbrido pede acesso universal à web
Para Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, país precisa de equipamentos e conectividade como direitos básicos para todos. (Valor Econômico, 28/05/2020).
-
Em meio a indefinição, ensino público no RS consegue implementar projetos para alunos
Estado se mobiliza enquanto Brasil, com até 60% das secretarias sem estratégias definidas, demora a promover ações na educação. Confira a reportagem e a entrevista com Lucia Dellagnelo (Zero Hora, 22/05/2020).
-
Professor(a), você está preparado(a) para o mundo digital?
O ensino on-line exige novas habilidades dos profissionais da educação. Em tempos de aulas virtuais, professores da educação básica que queiram verificar como estão seus conhecimentos sobre o mundo digital podem fazer uma autoavaliação gratuita na internet. Conheça a ferramenta do CIEB. (Blog do Demetrio Weber, 11/05/20)
-
Podcast Porvir/CIEB: episódio 2 discute competências digitais de professores
Participam da conversa comandada por Vinícius de Oliveira, editor do Porvir, o coordenador de Educação do CIEB, Jean Tomceac, e Lilian Bacich, cofundadora da consultoria Tríade Educacional. (Porvir, 14/05/20)
-
Novos hábitos de estudo na quarentena reaproximam estudantes de computadores
Maior tempo de estudo conectado levou famílias a investirem em máquinas de mesa ou notebooks, que apresentam vantagem no tamanho da tela, desempenho e usabilidade em relação a celulares e tablets. (Porvir, 30/04/20)
-
Demanda por EAD ajuda a derrubar preconceitos e impulsionar negócios
Plataformas de ensino a distância veem dobrar número de clientes com uso de tecnologia. A reportagem usa como base o Mapeamento de Edtech, realizado pelo CIEB em parceria com a Abstartups. (O Estado de S. Paulo, 25/04/20)
-
Planejamento, conectividade e tecnologia: quais são os principais desafios da educação em tempos de pandemia
Para marcar o Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, a rede GIFE mapeou iniciativas para apoiar gestores, professores e alunos na atual crise. Confira a entrevista com Lucia Dellagnelo e conheça a Ferramenta de Estratégias de Aprendizagem Remota do CIEB. (Porvir, 24/04/2020)
-
Desigualdade demanda esforço do professor para atender a todos a distância
Diversificação é palavra de ordem na hora de levar conteúdos educativos a estudantes durante a quarentena. Confira a reportagem do Porvir, que apresenta as sete estratégias de aprendizagem remota criadas pelo CIEB. (Porvir, 24/04/2020)
-
Startups ganham espaço e revolucionam o setor de educação
Com as edtechs, o aprendizado vai além do caderno e toma as telas do celular e do notebook. Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, é uma das entrevistadas. (Veja São Paulo, 24/04/20).
-
Compromisso #PeloFuturoAgora beneficia alunos durante a pandemia
Reportagem reúne projetos ligados à Fundação Lemann e, entre eles, apresenta o portal Aprendendo Sempre. Com parceria do CIEB e outras organizações, o portal oferece recursos educacionais para apoiar professores, gestores e famílias. (Jornal "O Alto Uruguai", 23/04/20)
-
Busca por equidade requer combinação de diferentes estratégias de ensino remoto
Nesta reportagem, o Instituto Unibanco destaca o trabalho do CIEB e detalha as sete estratégias de aprendizagem remota desenvolvidas pela organização para apoiar os gestores públicos durante a pandemia. (Instituto Unibanco, 22/04/2020).
-
Qual é o panorama atual das startups de educação brasileiras?
Mapeamento lançado pelo CIEB e pela Abstartups mostra que o Brasil possui mais de 400 startups de tecnologia educacional, sendo mais de 70% com soluções para o ensino básico. (Computer World, 20/04/20).
-
Mapeamento feito pelo CIEB e pela Abstartups ajuda a enxergar tendências entre as empresas de tecnologia educacional
“O mapeamento é muito importante para identificar como o mercado cresceu nos últimos anos. No entanto, a gente ainda percebe a dificuldade que as empresas têm não só para testar, como fazer com que as redes de ensino públicas incorporem os produtos em seu processo de ensino aprendizagem”, afirma Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. (Abrelivros, 16/04/20)
-
Alunos de escolas públicas de Ilhéus serão beneficiados pela Iniciativa BNDES Educação Conectada
Lauro de Freitas e Ilhéus receberão a Iniciativa, da qual o CIEB é o parceiro técnico. O projeto alcançará 33 mil estudantes de 63 escolas públicas. (Ilhéus 24h, 16/04/20)
-
País tem mais de 400 startups de tecnologia educacional, conclui mapeamento
Grande parte das startups (67,04%) são classificadas como plataformas, seguidas pelas ferramentas (26,28%) e conteúdos (14,03%). (TI Inside, 16/04/20)
-
70% das empresas de tecnologia educacional oferecem produtos para educação básica
Conheça destaques do novo mapeamento realizado pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e pela Abstartups (Associação Brasileira de Startups) com 449 edtechs. (Porvir, 15/04/20)
-
Confira o mais novo podcast de educação, parceria entre CIEB e Porvir
O Porvir, plataforma de comunicação e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) lançam primeiro episódio de uma série de 10 podcasts para discutir como a tecnologia educacional pode potencializar a aprendizagem. (Setor 3, 15/04/20)
-
Brasil teve aumento de 23% no número de Edtechs em dois anos
Mais de 70,6% das startups voltadas para educação, as chamadas Edtechs, são focadas em soluções para o ensino básico. Essa é uma das conclusões da segunda edição do "Mapeamento Edtech – Investigação sobre as startups de tecnologia educacional – 2019", um estudo feito pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). (Canal Tech, 09/04/20)
-
Como a pandemia de coronavírus impacta o ensino no Brasil
Em entrevista à Deutsche Welle Brasil, a diretora-presidente do CIEB, Lucia Dellagnelo, comentou sobre os desafios enfrentados pelas secretarias de educação de todo o país. A reportagem traz, também, os resultados da pesquisa "Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino remoto", liderada pelo CIEB. (Deutsche Welle Brasil, 05/04/20)
-
Redes de educação mobilizam diferentes estratégias para realizar ensino remoto
Enquanto medidas de prevenção ao Covid-19 vigoram pelo país, demandando a suspensão das aulas nas escolas, as redes de ensino brasileiras se mobilizam para reestruturar o calendário escolar e o ensino remoto. Confira a pesquisa do CIEB com as Secretarias de Educação. (Centro de Referências em Educação Integral (03/04/20)
-
EaD na escola: veja como funciona
Quais medidas emergenciais a escola pode adotar para oferecer ensino a distância? Confira sugestões nesta reportagem da Revista Quero Bolsa, que ouviu Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. (Revista Quero Bolsa, 29/03/20)
-
Aulas a distância preocupam alunos e professores da rede pública
Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, conversou com a reportagem do jornal Correio Braziliense sobre os desafios da educação a distância. (Correio Braziliense, 26/03/20)
-
Usar desafios de games tira cérebro do conforto e melhora aulas virtuais
A ideia é levar para a sala de aula conceitos usados em games, como a melhoria constante do "jogador" e o senso de progressão, para incentivar e aprimorar o aprendizado. A matéria contou com a participação de Jean Rafael Tomceac, coordenador de educação do CIEB. (UOL, 27/03/20)
-
'Crise mostra que precisamos pensar em escolas conectadas', diz Lucia Dellagnelo
Diretora do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Lucia Dellagnelo afirmou à CNN, nesta sexta-feira (27), que a crise da pandemia do coronavírus mostra que é hora da educação ser reinventada e das escolas começarem a se adequar aos meios tecnológicos e ao perfil atual dos estudantes. (CNN Brasil, 27/03/20).
-
Melhores aplicativos para criar mapas mentais
Porvir reuniu aplicativos para a criação de mapas mentais a partir do "Design da Educação Conectada", publicação do CIEB. Confira! (Porvir, 26/03/20)
-
"A tecnologia tem de transformar a prática pedagógica da escola"
Diretora-presidente do CIEB, Lucia Dellagnelo conversou com a reportagem da "Educação em Revista", do SINEPE/RS, e deu dicas sobre como as instituições de ensino podem – e devem – falar de tecnologia dentro do currículo. (Educação em Revista, número 136, edição de março/2020)
-
Educação em tempo de coronavírus: 10 passos para montar o plano de contingência
O que você deve considerar na hora de estruturar aulas on-line para a educação básica? Confira o artigo no Porvir, parceiro do CIEB. (Porvir, 16/03/20)
-
Secretarias criam plano para entregar aula a distância em pandemia do coronavírus
Acre, Amazonas, Mato Grosso e São Paulo começam a organizar estratégia de contingência diante a suspensão das aulas. Confira a reportagem do Porvir, parceiro do CIEB. (Porvir, 20/03/20)
-
Escolas conectadas: aprendizagem em tempos de coronavírus
Artigo de Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, publicado na Revista Educação. (Revista Educação, 17/03/20)
-
Quarentena: escolas buscam saídas tecnológicas, mas a garantia da equidade no ensino público é um desafio
"A partir de agora, as escolas deverão ser capazes de oferecer aprendizagem em qualquer situação e em qualquer lugar. Essa crise vai nos fazer rever a maneira que a escolarização é feita", diz Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, ao Estado de S. Paulo. (Estado de S. Paulo, 19/03/20)
-
Guia gratuito mede o uso de tecnologia por professores e escolas
O diagnóstico contribui na tomada de decisão sobre como utilizar recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino e a gestão escolar. (Portal Fundação Telefônica Vivo, 07/03/20)
-
BNDES Educação Conectada vai beneficiar 59 mil alunos de escolas públicas da Bahia e do Paraná
A iniciativa conta ainda com apoio do Centro para Inovação da Educação Brasileira (CIEB), responsável por prover suporte técnico às secretarias de educação para execução dos projetos. (Agência de Notícias do BNDES, 06/03/20)
-
Professores de 23 escolas que integram o Educação Gaúcha Conectada participam de formações
Saiba como está a formação dos docentes do projeto no Rio Grande do Sul. O CIEB é assessor técnico da Iniciativa BNDES Educação Conectada. (Ascom da Prefeitura Municipal de Santa Maria, 18/02/20)
-
Subsecretário e técnicos do Rio de Janeiro visitam e aprovam estrutura do Efex Alagoano
Diretrizes do EfeX, criadas pelo CIEB, podem ser aplicadas por qualquer rede pública de ensino; Blumenau e Maceió já implantaram o espaço e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro também manifesta interesse no conceito. (Ascom da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, 11/02/20)
-
Escolas de Guarapuava (PR) receberão cerca de 500 notebooks com o programa Educação Conectada
O CIEB oferece suporte para o fortalecimento do uso da tecnologia como ferramenta nas escolas, por meio do apoio técnico à Iniciativa BNDES Educação Conectada (Correio do Cidadão, 03/02/2020)
-
Tecnologia torna o aprendizado mais agradável, dinâmico e eficiente
A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta extremamente útil e influenciado a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e, principalmente, estudam. Confira a entrevista de Lucia Dellagnelo ao Correio Braziliense (21/01/2020)
-
Inteligência artificial na educação: potencialidades e desafios
Recursos tecnológicos podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, mas requerem investimentos e formação. Leia a entrevista de Lucia Dellagnelo e Mairum Andrade (diretora-presidente e gerente de tecnologias educacionais do CIEB, respectivamente) sobre Inteligência Artificial na Educação concedida à Fundação Telefônica. (Fundação Telefônica Vivo, 17/01/2020)
-
Professor é peça-chave no uso da tecnologia a favor da educação
Em entrevista ao portal da Fundação Telefônica Brasil, Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, fala sobre a importância das competências digitais para professores no século XXI. (Fundação Telefônica Vivo, 06/01/2020)
-
Inovação pedagógica está em estágio básico
De forma geral, tanto em escolas privadas como na rede pública de ensino, o que se constata é que a inovação pedagógica se apresenta em estágio básico, em termos de incorporação de tecnologia. É o que conclui a pesquisa Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras (Apei) 50, do Instituto Crescer. (Diário do Comércio, 04/12/20)
-
Edtechs trazem novidades no mercado de educação
Nesta reportagem, Mairum Andrade, gerente de tecnologias educacionais CIEB, explica como as edtechs podem ter usos amplos, focando tanto em ferramentas para os estudantes como para os professores. (Jornal do Comércio, 04/11/2019)
-
Professores de Gurupi (TO) participam de formação com metodologias ativas e ensino híbrido
A Diretoria Regional de Educação de Gurupi, por meio do Projeto ‘TO Ligado’, realiza formação, entre os dias 4 e 5 de novembro, para professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com o tema metodologias ativas e ensino híbrido, contemplando o ‘ensino mão na massa’. O CIEB é um dos parceiros dessas formações. (Secretaria de Educação de Tocantins, 04/11/2019)
-
enlightED 2019: as pessoas dão sentido ao avanço da tecnologia
Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, foi uma das palestrantes brasileiras do enlighTED, conferência mundial que debateu como o avanço da tecnologia impacta o campo da educação e o mercado de trabalho. A Fundação Telefônica Vivo acaba de publicar uma reportagem especial com os principais temas abordados no encontro. (FTV, 21/10/2019)
-
Por que a tecnologia "não funciona" na escola?
Pesquisador em Educação e Tecnologia na Universidade de Nova York, Fabio Campos ressalta, em sua coluna na Revista Época, a importância das soluções de edtech. Segundo ele, ignorar o assunto é "um desserviço à educação e pode afastar a escola de inovações importantes". (Revista Época, 18/10/2019)
-
Tecnologia na escola: aliada ou inimiga?
"A tecnologia facilita o papel do professor como um orientador, que articula informações, provoca reflexões e direciona exercícios para uma aprendizagem mais significativa”, afirma Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB. (Fundação Telefônica Vivo, 17/10/2019)
-
Alagoas cria espaço com foco na docência criativa
Em parceria com CIEB, a Secretaria Estadual de Educação de Alagoas oferece aos educadores, das 310 escolas da região, cursos de capacitação na área de inovação e tecnologia. (TV Escola, 16/10/2019)
-
Como a tecnologia está mudando o jeito de aprender?
Com a necessidade de atualização das escolas, surgem as Edtechs, startups educacionais que ressignificam os modelos tradicionais de ensino. E elas não param de crescer. (Portal Portogente, 11/10/2019)
-
EdTechs em alta: Brasil conta com mais de 700 startups de educação
Segundo ABStartups, este é o setor com maior número de startups no País; conheça exemplos. (ComputerWorld, 11/10/2019)
-
Como reinventar o ensino na era digital
Especialistas falam sobre os desafios tecnológicos para profissionais, professores e companhias. (Valor, 10/10/2019)
-
Brasil já tem mais de 700 startups de educação
Líder em número de empresas, setor oferece soluções como crédito estudantil, reforço e agenda online. (O Estado de S. Paulo, 09/10/2019)
-
Papéis da educação, do professor e da tecnologia permearam o 3º ConheCER, em SC
"A tecnologia nunca vai ser maior que o processo humano da educação, mas pode ser uma alavanca muito poderosa", assegura Lucia Dallagnelo, diretora-presidente do CIEB, uma das convidadas do debate. (Sebrae-SC, 09/10/2019)
-
Governo de Sergipe e BNDES iniciam capacitações do programa Educação Sergipe Conectada
Entre outros parceiros, o programa conta como Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e do Sincroniza, que vai realizar as capacitações junto aos professores de Lagarto (SE). (Ascom - SE, 02/10/2019)
-
Escolas de Ilhéus e Lauro de Freitas serão contempladas com tecnologias digitais por meio do BNDES
Equipe do CIEB se reúne com dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para debater a implementação do projeto BNDES Educação Conectada. (ASCOM-BA, 01/10/2019)
-
Estudantes criam programa de rádio para aprender história
Professora do Recife (PE) conta como usou a linguagem radiofônica para trabalhar a Revolução Pernambucana com uma turma do ensino fundamental - Porvir - 04/09/2019
-
Núcleo de inovação integra equipes e muda cultura dentro de secretarias
No Brasil e nos EUA, secretarias de educação criam estruturas que têm como base a colaboração e a liderança compartilhada - Porvir - 03/09/2019
-
Tecnologias fazem vínculo de alunos com o cotidiano
Jornal O GLOBO (Sociedade) - Isabela Reis - 18/08/2019
-
Estado elabora estratégias para aplicar tecnologia na educação
Jornal A União - João Pessoa, Paraíba - DOMINGO, 11/08/2019
-
Como integrar conteúdo da cultura digital à grade curricular
Especialista fala sobre os desafios com a tecnologia e de como a programação é fundamental no ambiente escolar. Revista Educação – 07/07/2019
-
Escolas públicas de Lagarto receberão R$1,3 milhão do BNDES em investimentos de tecnologia
Site SEDUC – 15/02/2019
-
BH atrai investimento em formação voltada para mercado do entretenimento
Escola ZION inaugura primeira unidade na capital mineira, com recursos que ultrapassam R$ 2,5 milhões - Terra – 13/02/2019
-
Volta às aulas: escolas abrem as portas para novos players de mercado
Estamos na Era da Educação 3.0 e o setor educacional é um dos mais promissores da atualidade. Com tecnologia disponível dentro e fora das salas de aulas, o mercado de educação e tecnologia conta com 364 Edtechs - Jornal Dia Dia – 23/01/2019
-
Tecnologia aliada a educação: a era das “Edtechs” chegou ao Brasil
Empresas da área de tecnologia desenvolvem ferramentas focadas na educação. Segmento é uma das grandes apostas de startups. A expectativa é que 2019 seja um ano de expressão no mercado nacional. - Crypto ID – 20/12/2018
-
Agenda Edu recebe aporte da Omidyar Network
A ferramenta já é utilizada por mais de 1 milhão usuários ativos, entre alunos, pais e educadores. - Baguete –19/12/2018
-
Global Teacher Prize 2019 tem dois professores brasileiros entre os 50 finalistas
Conheça os projetos de Débora Garofalo e Jayse Ferreira, professores de escolas públicas que seguem na disputa pelo prêmio de melhor professor do mundo - Porvir –13/12/2018
-
Artigo: Tecnologia capaz de personalizar o ensino
Não há sentido em pensar educação à distância nos anos iniciais do ensino fundamental.
-
Tudo junto e misturado: nova maneira de aprender
Método STEAM, utilizado nas escolas do SESI, foca em ciências, matemática, tecnologia e engenharia e vem trazendo bons resultados. O Globo – 11/12/2018
-
Modelo importado dos EUA propõe ensino de tecnologia na educação básica
Batizado de "Stem" ou "Steam", programa tem abordagem prática e interdisciplinar - Folha de S. Paulo – 05/12/2018
-
O futuro não pode mais esperar!
TECNOLOGIA E ENSINO - Nada de decorar. Sabe mais quem cria, discute, interage. E a tecnologia é parte fundamental deste processo - O Povo – 03/12/2018
-
CPF Sesc, Cetic.br/NIC.br e PUC-SP debatem políticas públicas educacionais e culturais
Terceiro encontro do Ciclo de Diálogos “Cultura, educação e tecnologias em debate” será no dia 13 de novembro, a partir das 10h, no CPF Sesc – 08/11/2018
-
Lucia Dellagnelo anunciada como secretária de Educação em eventual governo Gelson Merisio
Lucia é mestre e doutora em Educação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos – 23/10/2018
-
Os principais caminhos para levar tecnologia às escolas e transformar a educação brasileira
Educação em debate, edição 217 – 11/ 10/ 2018
-
CPF Sesc, Cetic.br/NIC.br e PUC-SP realizam 2º encontro do Ciclo de Diálogos “Cultura, educação e tecnologias em debate”
“Conhecimento, habilidades e currículo em uma sociedade da informação e conhecimento” será o tema central da atividade no dia 23/10 - Folha Geral –11/10/2018
-
Currículo de Referência inclui tecnologia na Educação Infantil e Ensino Fundamental
Centro de Inovação para a Educação Brasileira lança ferramenta para potencializar uso de tecnologia na aprendizagem - Nova Escola – 01/10/2018
-
Prêmio Unesco King Hamad Bin Isa Al-Khalifa abre inscrições
Iniciativa é voltada a educadores e escolas que usam tecnologia em processos educacionais inovadores. Cada vencedor receberá 25 mil dólares. Jornal Dia Dia –06/09/2018
-
Vamos falar sobre saúde mental na escola?
Evento de NOVA ESCOLA debate formação da identidade dos jovens, relação com ambiente digital e como as competências socioemocionais podem promover a saúde mental - Nova Escola – 05/09/2018
-
Edtechs avançam com ferramentas para escolas
Receber cheques enviados pela agenda dos alunos para pagamento de passeios, responder dezenas de e-mails de pais que têm dúvidas sobre livros ou material escolar; definir, enviar listas de materiais e sugerir locais onde os preços são melhores; fazer a gestão da compra dos livros e ter de lidar com altos índices de inadimplência. - Valor Econômico – 31/08/2018
-
Escolas tocantinenses serão beneficiadas com Projeto de Tecnologias Digitais na Educação financiado pelo BNDES
O Governo do Estado implantará, ainda neste ano, o projeto Educação Conectada - Portal do Amaral – 20/07/2018
-
“Maratona UNICEF Samsung” tem inscrições prorrogadas: estudantes e professores têm até o dia 16 de junho para participar
Maratona convida alunos de Ensino Médio e licenciaturas, professores e especialistas em tecnologia a desenvolver aplicativos educacionais que ajudem a melhorar a qualidade do ensino no País - Samsung Newsroom Brasil – 04/06/2018
-
Caminho para uma escola no século XXI
Confira o que foi destaque no maior congresso de educação e tecnologia da América Latina - Gazeta do Povo – 23/05/2018
-
Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas até 28 de maio
Iniciativa premiará educadores nas categorias Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização e Ensino Médio - MidiaNews – 09/05/2018
-
CIEB lança projeto para aproximar empreendedores e escola pública
"Seleção e Aquisição de Tecnologias Educacionais" pretende agilizar compras, aumentar o impacto e diminuir riscos no processo de adoção de produtos e serviços - Porvir – 14/03/2018
-
Alunos querem que a escola reflita a vida real, diz brasileira jurada de prêmio da Unesco
A brasileira Lucia Dellagnelo ajudou a escolher dois entre 143 projetos de tecnologia na educação que foram vencedores da mais recente edição do Prêmio Unesco, organismo da ONU para educação e cultura. As iniciativas, praticadas na Índia e no Marrocos, receberão prêmio de US$ 25 mil. - Uol Educação – 17/03/2018
-
Estado inaugura espaço de formação tecnológica para professores da rede pública
Sala do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores, localizada no Cepa, deve ser entregue até o final de janeiro de 2018 - Tribuna Hoje – 05/01/2018
-
Prêmio Professores do Brasil reconhece melhores projetos em educação no país
As iniciativas dos professores das redes públicas de ensino de todo o país foram reconhecidas hoje (18) no 10º Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) – 18/12/2017
-
ESPAÇO EFEX - Santa Catarina
Conheça o novo espaço, especializado em tecnologia, está localizado na FURB de Blumenau – 01/11/2017