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CIEB lança nota técnica sobre o uso de tecnologia para apoiar a aprendizagem de matemática


A Nota Técnica também é tema do episódio #10 do CIEBCast, que aprofunda os critérios para a escolha de recursos digitais de matemática pelas redes públicas.

Já está disponível a nova nota técnica do CIEB, com apoio do Itaú Social, que propõe caminhos para apoiar a aprendizagem de matemática no Ensino Médio com o uso qualificado de Recursos Educacionais Digitais (REDs). A publicação traz evidências, experiências de redes estaduais e uma rubrica técnica que pode ser usada por secretarias de educação na seleção de recursos digitais voltados ao componente curricular de matemática.

O lançamento da nota foi tema do décimo episódio do CIEBcast, já disponível no Spotify e também no YouTube. 

A conversa reúne diferentes perspectivas sobre o uso de tecnologia no ensino de matemática, com a participação da diretora-executiva do CIEB, Julia Sant’Anna, e de três especialistas convidados: Isabel Farah Schwartzman, coautora da nota técnica e consultora em inovação e políticas educacionais, com ampla experiência em redes públicas; Jorge Lira, professor da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE), com atuação direta em projetos de melhoria da aprendizagem no estado; e Sonia Freitas, técnica da Secretaria de Educação do Paraná, que compartilha a experiência da rede na adoção de REDs de matemática, com foco na formação docente e recomposição de aprendizagens.

A publicação parte de um diagnóstico claro: os níveis de aprendizagem em matemática no Ensino Médio permanecem abaixo do adequado e, em muitos estados, ainda não foram recuperados os prejuízos causados pela pandemia. Diante desse cenário, o uso pedagógico de REDs surge como uma estratégia complementar para qualificar o ensino e fortalecer o engajamento dos estudantes.

Além de reunir evidências sobre o impacto de diferentes tipos de recursos digitais no ensino de matemática, a nota técnica apresenta uma rubrica composta por critérios pedagógicos, tecnológicos, de acessibilidade, de evidência de impacto e de suporte à implementação, que pode ser utilizada por redes públicas em processos de curadoria, recomendação ou aquisição de REDs.

Acesse a nota técnica completa e ouça o episódio especial do CIEBcast.

Publicado em: Notícias Gerais