Uma das contribuições importantes da tecnologia para a qualidade e a equidade da educação é possibilitar o acesso a recursos educacionais digitais que oferecem material didático em múltiplos formatos e plataformas.
O estímulo à produção de recursos educacionais digitais tem sido uma tendência entre as correntes pedagógicas mais inovadoras e objeto de políticas públicas voltadas a intensificar a presença das tecnologias da informação e da comunicação nas escolas.
Esse é um enorme ganho para educadores e educandos. Porém, é preciso preparar os usuários desses recursos para que reconheçam os benefícios de tais inovações, para que consigam identificar o que mais lhes servirá como apoio ao processo de ensino – aprendizagem e para que sejam capazes de utilizar – e, melhor ainda, de produzir – recursos educacionais de forma inovadora, em seu cotidiano.
Diante da profusão de recursos educacionais que começam a surgir nas redes, em repositórios e plataformas online, é importante, primeiramente, entender a natureza dessa produção. Também é fundamental orientar formar os professores e alunos sobre os indicadores de qualidade pedagógica e tecnológica dos recursos. Só assim eles poderão escolher materiais adequados às suas necessidades e que impactem positivamente a aprendizagem, conquistando o interesse dos estudantes, otimizando tempo de aula e proporcionando ganhos para a gestão das escolas.
Como contribuição para formação nesse tema, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) convidou o professor Cristian Cechinel, integrante da Rede de Inovação para Educação Brasileira (www.cieb.net.br/rede-ieb), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a elaborar o estudo “Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais”. O trabalho traça um panorama abrangente do universo dos recursos digitais, relatando os modelos e critérios de curadoria utilizados para formação de repositórios e para a avaliação de qualidade dos recursos educacionais digitais.
O documento também apresenta exemplos de modelos de curadoria e de distribuição de recursos educacionais digitais já em prática em redes de ensino no Brasil e em outros países.
Esperamos que esse estudo contribua para formar gestores, professores e estudantes capazes de identificar, selecionar e produzir recursos educacionais digitais que transformem práticas pedagógicas e promovam a aprendizagem efetiva.
Boa leitura!
Lucia Dellagnelo, Ed.D. Diretora-presidente do CIEB
Publicado em: CIEB Estudos