Aberta seleção para a produção de evidências científicas sobre o impacto da tecnologia nos letramentos em português e matemática, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Estão abertas as inscrições para uma iniciativa que tem como objetivo apoiar políticas públicas para a inovação educacional. Uma chamada de pesquisa está convocando interessados em produzir evidências científicas na área de tecnologia aplicada à educação. Parceria entre o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Ministério da Educação (MEC), a Rede IEB e o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), a chamada prevê a realização de revisões sistemáticas da literatura (RSL) ou de meta-análises que serão disponibilizadas, para acesso gratuito, em uma plataforma on-line.
Serão selecionadas dez propostas que contemplem temas associados a letramento em português (4 propostas), letramento em matemática (4 propostas) e habilidades socioemocionais (2 propostas) no nível de ensino básico. Os dados obtidos e analisados nesses trabalhos vão subsidiar educadores e gestores, orientando as tomadas de decisões com relação a adoção de recursos, equipamentos e conteúdos digitais para aplicação pedagógica.
Podem se candidatar pesquisadores vinculados a uma instituição científica, que tenham título de doutor, com currículo na Plataforma Lattes. É preciso também fazer um cadastro, gratuito, na Rede IEB. Os aprovados receberão bolsa-auxílio mensal, no valor total de R$ 9 mil, para um período de até 4 meses.
As propostas devem ser submetidas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de agosto, pelo formulário disponível no Link Formulário de Inscrição da Chamada (http://formularios.cieb.net.br/s3/rede-ieb-chamada).
Veja todos os detalhes para inscrição de proposta em: http://www.cieb.net.br/rede-ieb/docs/edital-chamada.pdf
Publicado em: Notícias Gerais