O Prêmio Professores do Brasil (PPB) é uma iniciativa do Ministério da Educação que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas da educação básica que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Em 2018, na 11ª edição, o Prêmio terá seis categorias regulares: Creche, Pré-escola, Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, 4º e 5º anos, 6º e 9º, Ensino Médio. Além disso, há cinco temáticas especiais, entre as quais “Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Processo de Inovação Educacional”, sob a curadoria do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), um dos parceiros técnicos do MEC na premiação.
Serão premiados na temática tecnologia três professores, que vão receber recursos de 5 mil reais cada um. “Queremos identificar atividades pedagógicas que promovam a cultura de inovação e o uso de tecnologia para melhorar a qualidade e a equidade na educação pública. Existem diversas boas práticas por este país afora. Precisamos localizar esses educadores inovadores, dar visibilidade a seu esforço e, com isso, inspirar outros professores e gestores das redes de ensino”, diz Lúcia Dellagnelo, diretora presidente do Cieb.
Na etapa estadual, os três primeiros colocados em cada categoria recebem certificado, e o vencedor, um troféu. Na regional, são R$ 7 mil, mais troféu e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na categoria nacional são mais R$ 5 mil e troféu.
As inscrições, que já podem ser feitas pelo site do PPB, vão até o dia 28 de maio.
Publicado em: Notícias Gerais