Em cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2019 e 2021, o CIEB atuou no apoio técnico para a implementação do Programa de Inovação Educação Conectada em mais de 400 escolas urbanas de ensino básico do país.
A equipe do CIEB participou do desenho, da elaboração do diagnóstico nas redes de ensino e presta assessoria técnica referente aos planos de inovação educacional de seis territórios selecionados por chamada pública.
Conheça como foi o histórico da Iniciativa e os principais marcos!
Em 2018, o BNDES firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação – MEC a fim de viabilizar, implementar, acompanhar e avaliar programas e projetos de educação básica e profissionalizante, buscando melhores resultados de aprendizado, governança, planejamento e gestão das redes públicas de ensino, além de inovações para a educação do terceiro milênio.
A Iniciativa busca ampliar a inteligência sobre o tema ‘educação conectada’ para melhor planejar, especificar, mobilizar esforços, disponibilizar recursos e otimizar as ações, visando atuar em escala para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), destacando-se a estratégia 7.15 - acesso à internet e relação computadores/aluno.
Em 2021, a Lei nº 14.180 de 1º de julho transformou o programa na Política de Inovação Educação Conectada (PIEC), garantindo recursos e parâmetros para a implementação das ações a nível nacional, por enquanto aguardando regulamentação.
A Iniciativa Educação Conectada constitui um modelo inovador de governança colaborativa envolvendo os três níveis de governo (administração direta e indireta), sociedade civil, entidades do setor privado e da área acadêmica.
São 23 instituições participantes, sendo seis membros do Comitê Gestor – BNDES, MEC, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, CIEB e CEIPE – e 17 redes de ensino, sendo 11 municipais e seis estaduais em seis territórios: Bahia, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.
Entre 2018 e 2021, a assessoria técnica para apoio aos projetos territoriais foi direcionada ao alcance dos marcos mínimos de implementação para desenvolvimento de Escolas Conectadas nas redes apoiadas. Da perspectiva do marco conceitual que estrutura o Programa Inovação Conectada, buscava-se o desenvolvimento das seguintes características nas escolas das redes apoiadas:
Escolas que possuem uma visão estratégica e planejada para incorporação da inovação e da tecnologia em seu currículo e suas práticas pedagógicas, com equipe capacitada para o uso de tecnologia, que utiliza recursos educacionais digitais selecionados e que dispõem de equipamentos e conectividade adequada.
Marco conceitual que estrutura o Programa de Inovação Educação Conectada
DIMENSÃO VISÃO
Guia Gestores Escolares - exemplo Paraíba
Orientações, sugestões de ações e estratégias, além de materiais de referência e inspirações, para que os gestores das escolas possam desenhar e implementar processos que resultem em impacto na gestão, no ensino e na aprendizagem. Etapa: Implementação
Design Educação Conectada: metodologia de elaboração e acompanhamento de projetos
Com base no Design Thinking, a metodologia propõe cinco fases, totalmente colaborativas, para resolução de problemas - entender, empatizar, cocriar, prototipar e evoluir -. a partir do mapeamento dos atores envolvidos e a exploração e desenvolvimento de soluções que levem em conta os ecossistemas nos quais serão implementadas. Etapa: Diagnóstico e Planejamento
Template do plano de sustentabilidade + Guia para preenchimento do template
Template simplificado para auxiliar as redes na elaboração do plano de sustentabilidade, como compromisso de perenidade das ações de inovação e tecnologia na rede a partir dos aprendizados da Iniciativa. Etapa: Planejamento
DIMENSÃO COMPETÊNCIA
Template de Formação
Template simplificado para auxiliar as redes na elaboração dos planos de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências digitais. Etapa: Planejamento
Guia Prático dos Gestores Educacionais
O guia orienta as secretarias a desenhar planos de formação continuada de professores para uso pedagógico de tecnologias. Etapa: Planejamento
Metodologia de diagnóstico de competências e construção dos planos de Formação
Foram realizados webinários a fim de orientar na aplicação do diagnóstico, planejamento, implementação e o acompanhamento das formações de competências digitais. Os webinários gravados poderão ser utilizados, juntos aos template de formação, no plano de formação de competências digitais das redes de ensino. Etapa: Diagnóstico, planejamento e monitoramento
DIMENSÃO INFRAESTRUTURA
Guia de Conectividade
Contém informações sobre como monitorar a qualidade e velocidade da internet, entender os parâmetros para contratação de conectividade e garantir a qualidade adequada de infraestrutura. Poderá ser utilizado pelas redes para planejarem, contratarem e acompanharem a conexão de internet nas escolas. Etapa: Planejamento
Calculadora para dimensionamento e planejamento de aquisição de equipamentos
A ferramenta considera os equipamentos e as estruturas existentes nas escolas e indica a listagem mínima de equipamentos cuja aquisição é necessária para atingir diferentes níveis de tecnologias. Poderá ser utilizada por outras redes que busquem planejar a aquisição de infraestrutura. Etapa: Planejamento
Metodologia de levantamento e planejamento de infraestrutura
Foi desenvolvida para levantamento dos equipamentos e da conectividade disponíveis na escola. Poderá auxiliar as redes no mapeamento da infraestrutura existente nas escolas. Etapa: Diagnóstico
DIMENSÃO RED
Guia da jornada de RED
O guia orienta as redes de ensino a selecionar, disponibilizar e implementar RED (recursos educacionais digitais) alinhados às necessidades educacionais. Inclui fontes e critérios para avaliação de RED gratuitos. Poderá ser utilizado pelas redes de ensino como orientação para o processo de seleção, disponibilização e implementação de seus RED. Etapa: Planejamento, implementação e monitoramento
Webinários da Jornada de RED
Oficinas sobre levantamento de demanda, curadoria, implementação e monitoramento de RED. Etapa: Planejamento, implementação e monitoramento