Diante da amplitude dos desafios da educação pública brasileira e do cenário de restrição de recursos que vive o país, torna-se prioritário identificar, e redirecionar, fontes de financiamento que possam ser utilizadas para a educação.
O Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB é uma associação sem fins lucrativos criada para impulsionar transformações sistêmicas na educação pública, por meio da inovação e tecnologia.
O estudo elaborado pela Prospectiva Consultoria, a pedido do CIEB, mapeou os principais programas e linhas de financiamento que poderiam ser fontes de recursos para ações de tecnologia educacional. A análise mostrou que existem hoje no Brasil recursos que podem ser aplicados em ações de inovação e tecnologia educacional, e cuja execução plena poderia gerar impactos positivos na educação pública.
Para análise das fontes de recursos, a Prospectiva utilizou o arcabouço teórico que o CIEB tem utilizado como base de todas suas atividades. A teoria Four in Balance (Quatro em Equilíbrio) mostra que, para que a tecnologia tenha impacto positivo na educação, é preciso contemplar, de forma equilibrada, quatro dimensões: visão, competências de professores e gestores, recursos educacionais digitais e infraestrutura.
Este estudo compõe uma série de estudos e notas técnicas produzidas pelo CIEB com o objetivo de estimular e qualificar a discussão sobre o papel da inovação e tecnologia educacional no Brasil. Esperamos que este conjunto de subsídios técnicos contribua para a construção de uma nova política de inovação e tecnologia que coloque a educação brasileira no patamar necessário para formar cidadãos do século 21.
Lucia Dellagnelo, Ed.D. Diretora-presidente do CIEB
Publicado em: CIEB Estudos