O CIEB desenvolveu um material de apoio a redes públicas de ensino para a resolução de problemas na implementação de planos educacionais com uso de tecnologias digitais
Atentos à necessidade de tornar a aprendizagem mais efetiva e contemporânea, muitos estados e municípios brasileiros aderiram ao Programa de Inovação Escola Conectada, do governo federal, e já estão desenvolvendo planos de inovação educacional com foco no uso de tecnologias digitais. Esse é um enorme desafio, uma vez que não basta equipar as instituições e fornecer conexão à internet. É igualmente fundamental que a inovação impacte e transforme as práticas pedagógicas e as atividades em sala de aula. Mais do que isso, estudos apontam que a tecnologia só é eficaz, na educação, quando estão integradas quatro dimensões: a visão estratégica, a formação de gestores e professores, os recursos educacionais digitais e a infraestrutura.
Contemplar todas essas características em um plano de inovação educacional não é tarefa fácil. Assim, para ajudar os gestores a promover uma transformação sistêmica nas redes públicas de educação, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) desenvolveu o material Design da Educação Conectada. O material, que utiliza a metodologia Design Thinking, sistematiza um processo de formação do gestor, visando o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades para lidar com variados cenários, inclusive imprevistos e mudanças de rumo nos processos.
Organizada em cinco fases, que vão desde a identificação até a resolução de um problema, a metodologia abrange os seguintes eixos: entender, empatizar, cocriar, prototipar, evoluir. Além das ferramentas para trabalhar cada etapa, o material oferece um cardápio de Recursos Digitais Educacionais que podem ser aplicados nas atividades formativas.
“O maior diferencial dessa metodologia está em reconhecer, na figura do gestor, um importante promotor da inovação educativa”, ressalta Priscila Gonsales, do Educadigital, parceiro do CIEB na elaboração do material. Ana Paula Gaspar, coordenadora da inciativa no CIEB, acrescenta que “o gestor é um agente estratégico, capaz de impulsionar as mudanças necessárias, pois entende a importância de mapear as demandas da rede e estará na linha de frente dos problemas que surgirem na execução de um plano de inovação”.
O material será disponibilizado aos integrantes dos grupos de trabalho dos territórios que integram a Iniciativa BNDES Educação Conectada, durante o encontro nacional, que acontecerá dia 3 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). Para melhor se apropriarem da formação, os gestores vão passar por uma vivência apoiada pela metodologia e levarão o material impresso para suas redes de ensino. A metodologia Design da Educação Conectada também está disponível para acesso livre e gratuito, no site do CIEB.
Publicado em: Notícias Gerais