Com a proposta de suprir essa necessidade e, mais do que isso, de criar um ambiente que acolha e apoie a inovação educacional, está sendo desenvolvido um espaço de formação e experimentação para professores das redes públicas de Santa Catarina. A iniciativa, idealizada em conjunto entre a Secretaria Estadual de Educação (SED), a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Cieb, começa com uma unidade-piloto em Blumenau. O Cieb será responsável pela conceituação, pela metodologia e pelo apoio pedagógico do projeto. A Furb cederá o local físico e ficará a cargo da SED montar e gerenciar a equipe que atuará no espaço.
“Queremos ir além de oferecer cursos e treinamentos em tecnologia para a sala de aula. A ideia é que o espaço convide à experimentação, à inovação. Nesse ambiente, o professor precisa se sentir à vontade para testar os recursos digitais e os equipamentos do seu jeito, de acordo com os seus planos de ensino. Por isso o caráter de experimentação, que permite testar o novo, adaptar o conhecido a novas aplicações”, explica Lúcia Dellagnelo, diretora do Cieb.
O espaço de formação, previsto para entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, será administrado por um grupo gestor da SED, da Furb e do Cieb. Contará ainda com um comitê composto a partir de parcerias com academia, associações empresariais e outros órgãos de governo do estado.
Publicado em: Notícias Gerais