Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Inteligência Artificial (Sistemas Tutores Inteligentes), 1996 - 1998

Instituição de Mestrado: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado: Inteligência Artificial (Sistemas de Recomendação e Computação Afetiva na Educação), 2003 - 2008

Instituição de Doutorado: Université de Montpellier - Montpellier- França

Pós doutorado: Pensamento computacional, 2019 - 2019

Instituição de Pós doutorado: Université Cotê de Azur- Nice- França

Formação inicial:

  • Ciência da Computação

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

Eu acredito que o uso de políticas públicas que foquem o fator 'desplugado' de certa forma popularizam e geram um equidade na forma de estratégia de ensino disponibilizado aos alunos, não importando a classe social e a receita familiar. Acredito que o uso de gibis (http://almanaquesdacomputacao.com.br/) possam auxiliar no desenvolvimento de vários aspectos no estudantes, tanto socio-emocionais (em desenvolvimento - mindfulness e empatia), como de conhecimentos específicos da grade curricular, tal como interpretação textual(Português) e lógica matemática( segundo estudos desenvolvidos em 2019, disponíveis em http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/S12V2.pdf baseados na dissertação de meu aluno (http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/Cicero.pdf)). O uso de gibis como material desplugado traz equidade, contemporaneidade, por ser disponível por qualquer meio, digital, impresso, ou desenvolvido na forma de teatro ou contos pelos professores em sala de aula, sendo considerado um material de muito baixo custo; isso representa inovação, ensinando as bases do desenvolvimento da tecnologia de informação por meio de gibis (ou seja, desenvolvemos na criança os alicerces para o desenvolvimento do pensamento computacional de forma desplugada com o uso de gibis já imersos no contexto do estudante nas disciplinas curriculares convencionais)

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras (Processo 420160/2013-2) O Brasil enfrenta hoje um grave problema que é a falta de engenheiros. A área de Ciência da Computação (CC), Sistemas de Informação (SI) e Engenharia da Computação (EC), conhecida muitas vezes como área de Tecnologia da Informação (TI), está ligada intimamente às engenharias e tem constantemente indagado sobre a carência de profissionais capacitados nessa área estratégica no país e no mundo. Nesse contexto esse projeto ora proposto abre uma frente de trabalho visando fomentar e incentivar que as jovens e futuras universitárias e empreendedoras sergipanas sintam-se preparadas a ingressar nos cursos de CC, EC e SI em nosso estado e futuramente atuem no mercado de TI regional, nacional e internacional.. 01/03/2013 - 01/03/2015
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E-mail: gutanunes@gmail.com

Cidade: Rio de Janeiro

Estado: Rio de Janeiro

Pais: Brasil

Site: http://lattes.cnpq.br/9923270028346687

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