Leonidas de Oliveira Brandao
Formação acadêmica/titulação:
Mestrado: Matematica Aplicada, -
Instituição de Mestrado: IME-USP
Doutorado: Matematica Aplicada, -
Instituição de Doutorado: IME-USP
Pós doutorado: Informatica na Educacao, -
Instituição de Pós doutorado: Universite Pierre et Marie Curie - Paris 6
Formação inicial:
-
Outra : licenciatura em matematica
Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
Buscando aprimorar metodos para promover o aprendizado e o ensino, considerando deste modo, respectivamente, o ponto de vista dos aprendizes e dos professores. Adicionalmente nosso grupo busca desenvolver ferramentas computacionais para apoiar estes dois aspectos. Exemplos de ferramentas ja desenvolvidas ou em desenvolvimento: * Precisa do Java no navegador: - iGeom - http://www.matematica.br/igeom - iGraf - http://www.matematica.br/igraf - iHanoi - http://www.matematica.br/ihanoi - iTangram - http://www.matematica.br/itangram ; https://github.com/LInE-IME-USP/iTangram2 - iVprog2 - http://www.matematica.br/ivprog2 ; https://github.com/LInE-IME-USP/ivp2java * Desenvolvida em HTML5 - iVprogH5 - http://www.matematica.br/ivprogh5 ; https://github.com/LInE-IME-USP/ivprog-html * Para servidor - iTarefa - http://www.matematica.br/ia ; https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=mod_iassign * Para servidor e cliente em HTML5 - http://model2gether.com/
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
Atuação focada nos níveis de ensino:
Atuação focada nas disciplinas específicas:
Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
---|---|---|
Ensino-Aprendizagem de Matemática dos Ensinos Fundamental II e Médio apoiado por ferramentas Web interativas (Fapesp) | Objetivo central do projeto foi investigar o impacto do uso das TIC no desenvolvimento da aprendizagem de conceitos matemáticos, além de refletir sobre o processo de produção e desenvolvimento de conteúdos didáticos digitais, no contexto de conceitos matemáticos, assim como examinar a aquisição das competências e habilidades previstas na legislação educacional brasileira por parte dos alunos. | 01/10/2011 - 01/10/2015 |
Estudo, Definição e Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais e Métodos Colaborativos de Aprendizagem para Facilitar a Utilização dos Laptops Educacionais no Ensino de Matemática e Português (CNPq-UCA) | Promover um esforço conjunto de professores, alunos, educadores e pesquisadores nas áreas de Educação, Matemática, Português, Computação e Engenharia para definir abordagens pedagógicas eficazes que incorporam o uso do laptop didático em salas de aula e, também, desenvolver programas de computador para trabalhar com tópicos do currículo escolar dos ensinos fundamental e médio nas áreas de Matemática e Português. | 01/04/2011 - 01/10/2013 |

E-mail: leo@ime.usp.br
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Pais: Brasil
Site: http://line.ime.usp.br