Integrantes da Rede IEB




Instituições - 11 resultados:
Pesquisa
Formação continuada
Limpar filtros
Foto

AVACEFETMG

Minas Gerais - MG

O Grupo AVACEFETMG e um grupo de pesquisa e discussoes sobre a educacao e o uso das tecnologias da informacao e da comunicacao, na perspectiva dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). AVAs, segundo Costa et al (2003), sao espacos destinados as relacoes como saber mediados pelas tecnologias, que, no ambito da escola, sao desenvolvidas atraves das interacoes dos alunos com os conteudos, dos alunos com outros alunos e dos alunos com o professor. Objetivos Intensa investigacao dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que se configuram no interior das escolas atraves dos laboratorios de informatica e dos projetos educativos mediados pela tecnologia. Desenvolvimento de atividades estruturais de configuracoes dos AVAs, privilegiando as arquiteturas tecnologicas baseadas em software livre. Discussao acerca de projetos e de acoes pedagogicas, pressupondo as inter-relacoes entre alunos e objetos do conhecimento. Potencializacao do uso da rede, agregando pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional, o que viabilizara crescimento economico das cidade, dos estados e do pais. Reciclagem de profissionais de informacao, comunicacao e de conhecimento.

O Laboratorio de Computacao Aplicada a Educacao e Tecnologia Social Avancada (CAEd) foi criado em 2012 junto ao Instituto de Ciencias Matematicas e de Computacao da Universidade de Sao Paulo (ICMC-USP) e tem como objetivo de dar apoio a uma area de especializacao – Computacao aplicada a Educacao – tanto nos aspectos de ensino de graduacao e pos-graduacao quanto no aspecto de pesquisa cientifica e extensao, de forma a gerar conhecimento de vanguarda, profissionais especializados e produtos tecnologicos inovadores que tem o potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem nos mais diversos dominios de conhecimento.

O CIDET e um centro de pesquisa e desenvolvimento cuja agenda de pesquisa se concentra em projetos relacionados a utilizacao inovadora das TIC na Educacao, e a Educacao e a Tecnologia como motores da inovacao e do desenvolvimento humano. Conta com uma equipe de profissionais e pesquisadores, cujas atividades estao nucleadas em torno de quatro areas estrategicas de desenvolvimento: educacao; inovacao e desenvolvimento; formacao continua; e desenvolvimento humano. Alem disso, o Instituto CIDET e comprometido com a resolucao das questoes estrategicas na educacao em America Latina, atraves da producao de conhecimento cientifico, o apoio a formacao de alto nivel de capital humano, o estabelecimento de redes de cooperacao, e a consultoria em gestao de politicas publicas em educacao.

As acoes do grupo resultaram em um corpus de pesquisas crescente, constituidas por projetos em curso na UFRN, relacionados ao uso da informatica na educacao. Os trabalhos contemplam desde topicos de vanguarda, como Learning Analytics, ate a apropriacao dos meios informaticos para a ampliacao do trabalho com conteudos curriculares, alem de fomentar a inovacao tambem no estudo de aplicacoes educacionais de novas tecnologias como o podcast. Tais estudos associam-se com as publicacoes realizadas pelos membros do grupo, as quais abarcam desde eventos nacionais e internacionais ate periodicos de alta avaliacao. Em outra frente importante, o trabalho do GIIfE repercute em uma reuniao que busca congregar pesquisadores da informatica na educacao em Natal: o Congresso Regional sobre Tecnologias na Educacao (Ctrl+E). Tal acao demonstra que a repercussao das acoes do grupo relacionam-se nao so a realizacao de pesquisa, mas ao fomento desta pratica.

O maior impacto das discussoes feitas no grupo sao os trabalhos realizados como o Simulador computacional para o Ensino de Fisica a partir da plataforma Sandbox que favorecem uma abrangencia teorico-pratica e acabam por reverter beneficios para alunos do curso de Licenciatura em Fisica do ensino presencial e a distancia.

http://www.ibdin.com.br/treinamento-di-grupo-aberto ​ Ensinar a competencia de gerir projetos que envolvem o completo processo de elaboracao de cursos/treinamentos, recursos, ferramentas, midias e atividades educacionais para educacao virtual/presencial. Desde a analise do contexto do seu cliente, publico-alvo, elaboracao do mapeamento instrucional, reconhecimento de varios recursos para cursos e gestao dos processos que envolvem as equipes de producao. Neste curso voce vai aplicar todos os conceitos na pratica. ​ PROGRAMA: O curso adota estrategias de Blended-Learning e esta organizado em duas etapas: PARTE I: TREINAMENTO EM DESENHO INSTRUCIONAL

O Laboratorio de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao - LabSoft - foi fundado em 2012 e atende estudantes e professores dos cursos da area de computacao e informatica, mas tambem existem projetos interdisciplinares, envolvendo professores da area de Educacao Fisica, Quimica, dentre outros. Foi criado, inicialmente, para servir como um espaco de investigacao, experimentacao, reflexao e dialogo entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos envolvendo disciplinas de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao. Tambem existem contribuicoes do LabSoft para a disseminacao de praticas pedagogicas mediadas pelas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs). As linhas de pesquisas envolvidas sao: Educacao em Computacao Computacao Aplicada a Educacao e Educacao Especial Educacao a Distancia Desenvolvimento Web e Web Semantica Desenvolvimento de Jogos Educacionais para a plataforma Web Gamificacao e Processos de Aprendizagem Massive Open Online Courses (MOOCs)

O LabTEVE e um laboratorio de cunho multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatistica da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), criado no ano 2000 com o intuito de desenvolver e integrar tecnologias voltadas ao Ensino Virtual e ao Ensino a Distancia. Neste contexto, esta incluida a pesquisa e uso de diversas metodologias com o objetivo prover e apoiar o aprendizado por meio de sistemas que disponibilizem informacoes acessiveis de qualquer parte e a qualquer momento, bem como treinar individuos para manipularem tais tecnologias. Uma vez que as solucoes visam o apoio ao ensino nas diversas areas das ciencias, estes englobam aspectos de multi e interdisciplinaridade, abrangendo, alem da estatistica, tambem as ciencias da computacao, matematica, saude, engenharia e educacao, dentre outras areas. As principais linhas de pesquisa do laboratorio sao: Ensino a distancia Sistemas de realidade virtual Sistemas hapticos Jogos Serios (Serious Games) Avaliacao online Computacao grafica Ensino de estatistica Software livre Sistemas de baixo-custo

Com o advento da cultura digital, leitores e escritores tem a oportunidade de experimentar nova relacao com o escrito, ao mesmo tempo em que “velhos” suportes de comunicacao permanecem juntos com os “novos”, possibilitando praticas sociais de leitura e de escrita diferenciadas, bem como a emergencia de gestos e comportamentos ineditos diante desses suportes. Alem disso, outros generos textuais surgem e precisam ser incorporados, renovando as relacoes que os sujeitos mantem com os objetos de leitura e de escrita. A contiguidade entre ler e escrever em contextos digitais parece inaugurar outros comportamentos do leitor/escritor, impactando os modos como os sujeitos dao significado e valorizam a cultura escrita. Esses fenomenos repercutem nas praticas de leitura e escrita de grupos e sujeitos em faixas etarias diversas, nos processos de aquisicao da escrita e em seus usos, em espacos institucionais, como a escola, e na vida social e cultural, em geral. . Nessa perspectiva o Nucleo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED atua, buscando aprofundar os estudos e pesquisas acerca de tematicas que giram em torno da cultura escrita digital em suas diferentes facetas, a saber, historica, antropologica, sociologica, educacional, pedagogica, tecnologica.

O Nucleo de Informatica Aplicada a Educacao (NIED), criado pela Portaria GR 139 de 17 de maio de 1983 junto a Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e institucionalizado atraves da Deliberacao do Conselho Universitario de 27 de novembro de 1991, constitui uma unidade especial de pesquisa interdisciplinar, vinculada diretamente a Coordenadoria de Centros e Nucleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN. O NIED desenvolve pesquisas na area de Informatica na Educacao, o que envolve duas vertentes relacionadas entre si: (i) investigacao do papel das Tecnologias de Informacao e Comunicacao no processo de construcao do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia de ensino e de aprendizagem (educacao regular, especial/inclusiva, nao formal, corporativa e continuada) e (ii) desenvolvimento de equipamentos e de softwares utilizados nesses contextos possibilitando a criacao de metodologia(s) de ensino e de aprendizagem. Sao duas vertentes que se complementam, tendo em vista a missao do NIED de “construir e difundir conhecimento sobre as relacoes entre a educacao, a sociedade e a tecnologia por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada as demandas da sociedade” em conformidade com o Planejamento Estrategico do NIED/UNICAMP.

Carregando...