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AVACEFETMG

Minas Gerais - MG

O Grupo AVACEFETMG e um grupo de pesquisa e discussoes sobre a educacao e o uso das tecnologias da informacao e da comunicacao, na perspectiva dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). AVAs, segundo Costa et al (2003), sao espacos destinados as relacoes como saber mediados pelas tecnologias, que, no ambito da escola, sao desenvolvidas atraves das interacoes dos alunos com os conteudos, dos alunos com outros alunos e dos alunos com o professor. Objetivos Intensa investigacao dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que se configuram no interior das escolas atraves dos laboratorios de informatica e dos projetos educativos mediados pela tecnologia. Desenvolvimento de atividades estruturais de configuracoes dos AVAs, privilegiando as arquiteturas tecnologicas baseadas em software livre. Discussao acerca de projetos e de acoes pedagogicas, pressupondo as inter-relacoes entre alunos e objetos do conhecimento. Potencializacao do uso da rede, agregando pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional, o que viabilizara crescimento economico das cidade, dos estados e do pais. Reciclagem de profissionais de informacao, comunicacao e de conhecimento.

Sobre o Grupo de Pesquisa em Informatica na Educacao - GPIE As investigacoes do grupo estao relacionadas ao uso e desenvolvimento de Tecnologias de Informacao e Comunicacao - TIC, como elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem presencial, semipresencial e a distancia. Temos duas linhas: - Ensino-Aprendizagem auxiliado por Computador (fim) - Tecnologia Educacional (meio) No grupo temos envolvido alunos/pesquisadores de graduacao e pos-graduacao. Os alunos de graduacao sao da area de computacao. Ja na pos-graduacao temos envolvido dois programas de mestrado, o PPGCA (Programa de Pos-graduacao em Computacao Aplicada) e o PPGECMT (Programa de Pos-graduacao no Ensino de Ciencias, Matematica e Tecnologias).

O GQTC, criado em 2002, pelo Prof. Kelson M.T. Oliveira, atua em varias linhas de pesquisa com especialidade no estudo mecanica quantica molecular aplicada a novos materiais, simulacao de propriedade de produtos naturais, design inteligente de rotas sinteticas abioticas e modelagem molecular de proteinas que visa tanto estabelecer relacoes de QSAR/SAR das interacoes farmaco-enzimas. O grupo tem fincado seu interesse no estudo mais detalhado de fitoconstituintes da flora amazonica; pesquisa envolvendo nanoestruturas. Por ser um grupo de quimica teorica e computacional, tem dado apoio, por meio de cursos e orientacao, no estudo de ensino-aprendizagem de temas cientifico complexos, voltados para o cotidiano tecnologico do aluno universitario. Temas atuais que que envolvem alta complexidade teorica, como modelos atomicos, orbitais atomicos e moleculares, quantica aplicada a quimica, fundamentos quanticos de tecnologias atuais , tem sido abordados por meio de novas abordagens de ensino, via utilizacao de modelagem computacional. Nosso objetivo visa o aprofundamento de conceitos basicos de nivel universitario, capacitando o licenciando com novas formas de abordar e ensinas temas complexos.

As acoes do grupo resultaram em um corpus de pesquisas crescente, constituidas por projetos em curso na UFRN, relacionados ao uso da informatica na educacao. Os trabalhos contemplam desde topicos de vanguarda, como Learning Analytics, ate a apropriacao dos meios informaticos para a ampliacao do trabalho com conteudos curriculares, alem de fomentar a inovacao tambem no estudo de aplicacoes educacionais de novas tecnologias como o podcast. Tais estudos associam-se com as publicacoes realizadas pelos membros do grupo, as quais abarcam desde eventos nacionais e internacionais ate periodicos de alta avaliacao. Em outra frente importante, o trabalho do GIIfE repercute em uma reuniao que busca congregar pesquisadores da informatica na educacao em Natal: o Congresso Regional sobre Tecnologias na Educacao (Ctrl+E). Tal acao demonstra que a repercussao das acoes do grupo relacionam-se nao so a realizacao de pesquisa, mas ao fomento desta pratica.

O Laboratorio de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao - LabSoft - foi fundado em 2012 e atende estudantes e professores dos cursos da area de computacao e informatica, mas tambem existem projetos interdisciplinares, envolvendo professores da area de Educacao Fisica, Quimica, dentre outros. Foi criado, inicialmente, para servir como um espaco de investigacao, experimentacao, reflexao e dialogo entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos envolvendo disciplinas de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao. Tambem existem contribuicoes do LabSoft para a disseminacao de praticas pedagogicas mediadas pelas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs). As linhas de pesquisas envolvidas sao: Educacao em Computacao Computacao Aplicada a Educacao e Educacao Especial Educacao a Distancia Desenvolvimento Web e Web Semantica Desenvolvimento de Jogos Educacionais para a plataforma Web Gamificacao e Processos de Aprendizagem Massive Open Online Courses (MOOCs)

Com o advento da cultura digital, leitores e escritores tem a oportunidade de experimentar nova relacao com o escrito, ao mesmo tempo em que “velhos” suportes de comunicacao permanecem juntos com os “novos”, possibilitando praticas sociais de leitura e de escrita diferenciadas, bem como a emergencia de gestos e comportamentos ineditos diante desses suportes. Alem disso, outros generos textuais surgem e precisam ser incorporados, renovando as relacoes que os sujeitos mantem com os objetos de leitura e de escrita. A contiguidade entre ler e escrever em contextos digitais parece inaugurar outros comportamentos do leitor/escritor, impactando os modos como os sujeitos dao significado e valorizam a cultura escrita. Esses fenomenos repercutem nas praticas de leitura e escrita de grupos e sujeitos em faixas etarias diversas, nos processos de aquisicao da escrita e em seus usos, em espacos institucionais, como a escola, e na vida social e cultural, em geral. . Nessa perspectiva o Nucleo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED atua, buscando aprofundar os estudos e pesquisas acerca de tematicas que giram em torno da cultura escrita digital em suas diferentes facetas, a saber, historica, antropologica, sociologica, educacional, pedagogica, tecnologica.

O Nucleo de Informatica Aplicada a Educacao (NIED), criado pela Portaria GR 139 de 17 de maio de 1983 junto a Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e institucionalizado atraves da Deliberacao do Conselho Universitario de 27 de novembro de 1991, constitui uma unidade especial de pesquisa interdisciplinar, vinculada diretamente a Coordenadoria de Centros e Nucleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN. O NIED desenvolve pesquisas na area de Informatica na Educacao, o que envolve duas vertentes relacionadas entre si: (i) investigacao do papel das Tecnologias de Informacao e Comunicacao no processo de construcao do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia de ensino e de aprendizagem (educacao regular, especial/inclusiva, nao formal, corporativa e continuada) e (ii) desenvolvimento de equipamentos e de softwares utilizados nesses contextos possibilitando a criacao de metodologia(s) de ensino e de aprendizagem. Sao duas vertentes que se complementam, tendo em vista a missao do NIED de “construir e difundir conhecimento sobre as relacoes entre a educacao, a sociedade e a tecnologia por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada as demandas da sociedade” em conformidade com o Planejamento Estrategico do NIED/UNICAMP.

O Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC, SEESP) e responsavel por identificar mecanismos que combinem a tecnologia com a educacao convencional. O grupo de trabalho estabelece processos para adequar o uso de processos informatizados no ambiente escolar. Tambem e de responsabilidade do CETEC fomentar a criacao de programas que capacitem os docentes da rede estadual para se apropriar desses recursos. Como um dos principais projetos o centro volta-se para a iniciativa Curriculo+, lancada em fevereiro de 2014, uma plataforma online de conteudos digitais (videos, videoaulas, jogos, animacoes, simuladores e infograficos), articulados com o Curriculo do Estado de Sao Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Nucleo Pedagogico de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os niveis de ensino e disciplinas do Curriculo. O Curriculo+ visa incentivar a utilizacao da tecnologia como recurso pedagogico articulado ao Curriculo do Estado de Sao Paulo para inspirar praticas inovadoras em sala de aula a fim de promover maior motivacao, engajamento e participacao dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem. Objetivos especificos • oferecer aos professores recursos pedagogicos digitais, articulados com o Curriculo, assim como formacao e orientacao para implementacao, para tornar as aulas mais contextualizadas, significativas, interativas e personalizadas; • disponibilizar ao aluno recursos digitais para reforcar, recuperar ou complementar seus estudos, dentro ou fora da escola.

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