O Laboratorio de Computacao Aplicada a Educacao e Tecnologia Social Avancada (CAEd) foi criado em 2012 junto ao Instituto de Ciencias Matematicas e de Computacao da Universidade de Sao Paulo (ICMC-USP) e tem como objetivo de dar apoio a uma area de especializacao – Computacao aplicada a Educacao – tanto nos aspectos de ensino de graduacao e pos-graduacao quanto no aspecto de pesquisa cientifica e extensao, de forma a gerar conhecimento de vanguarda, profissionais especializados e produtos tecnologicos inovadores que tem o potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem nos mais diversos dominios de conhecimento.
O grupo desenvolve estudos e pesquisas acerca da necessaria ampliacao teorico-conceitual do termo inclusao digital na sociedade contemporanea, concebida como um problema tipico das sociedades tecnologicas contemporaneas, complexas e plurais, dos diferentes fenomenos socio-educacionais da cibercultura e das metodologias e tecnologias emergentes na area. Toma a informatica como uma das formas contemporaneas de linguagem, investigando o significado da formacao pedagogica e do trabalho pedagogico no contexto da inclusao digital e, em sentido mais amplo, da informatica educativa. Dentro de suas premissas metodologicas, busca estabelecer relacoes com projetos de extensao que podem, em uma dinamica de retroalimentacao pratico-teorica, constituir-se em oportunidade de aplicacao de novos conhecimentos, de coleta de dados e de exploracao de demandas cientificas. A partir disto, ao tempo em que desenvolve acoes junto a comunidade, faz desses espacos campo de pesquisa a partir do estabelecimento de redes de colaboracao e autoria que sirvam de base para a ampliacao e o aprofundamento do conhecimento na area especifica.
As acoes do grupo resultaram em um corpus de pesquisas crescente, constituidas por projetos em curso na UFRN, relacionados ao uso da informatica na educacao. Os trabalhos contemplam desde topicos de vanguarda, como Learning Analytics, ate a apropriacao dos meios informaticos para a ampliacao do trabalho com conteudos curriculares, alem de fomentar a inovacao tambem no estudo de aplicacoes educacionais de novas tecnologias como o podcast. Tais estudos associam-se com as publicacoes realizadas pelos membros do grupo, as quais abarcam desde eventos nacionais e internacionais ate periodicos de alta avaliacao. Em outra frente importante, o trabalho do GIIfE repercute em uma reuniao que busca congregar pesquisadores da informatica na educacao em Natal: o Congresso Regional sobre Tecnologias na Educacao (Ctrl+E). Tal acao demonstra que a repercussao das acoes do grupo relacionam-se nao so a realizacao de pesquisa, mas ao fomento desta pratica.
O maior impacto das discussoes feitas no grupo sao os trabalhos realizados como o Simulador computacional para o Ensino de Fisica a partir da plataforma Sandbox que favorecem uma abrangencia teorico-pratica e acabam por reverter beneficios para alunos do curso de Licenciatura em Fisica do ensino presencial e a distancia.
O LabTEVE e um laboratorio de cunho multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatistica da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), criado no ano 2000 com o intuito de desenvolver e integrar tecnologias voltadas ao Ensino Virtual e ao Ensino a Distancia. Neste contexto, esta incluida a pesquisa e uso de diversas metodologias com o objetivo prover e apoiar o aprendizado por meio de sistemas que disponibilizem informacoes acessiveis de qualquer parte e a qualquer momento, bem como treinar individuos para manipularem tais tecnologias. Uma vez que as solucoes visam o apoio ao ensino nas diversas areas das ciencias, estes englobam aspectos de multi e interdisciplinaridade, abrangendo, alem da estatistica, tambem as ciencias da computacao, matematica, saude, engenharia e educacao, dentre outras areas. As principais linhas de pesquisa do laboratorio sao: Ensino a distancia Sistemas de realidade virtual Sistemas hapticos Jogos Serios (Serious Games) Avaliacao online Computacao grafica Ensino de estatistica Software livre Sistemas de baixo-custo
O Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) é um espaço que integra a pesquisa, o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados à atividades educacionais. Inclui pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, realizadas no escopo do Grupo de Informática na Educação da Univali. Promove também atividades de extensão destas pesquisas para a sociedade, em especial para o público escolar. O LITE busca incorporar o estilo de trabalho do movimento maker, oferecendo oportunidades para seus integrantes desenvolverem o seu potencial criativo aliado ao aprimoramento do conhecimento científico. Dentre as principais linhas de ação do Laboratório está a produção de tecnologia que estimule o desenvolvimento do Pensamento Computacional.
O Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC, SEESP) e responsavel por identificar mecanismos que combinem a tecnologia com a educacao convencional. O grupo de trabalho estabelece processos para adequar o uso de processos informatizados no ambiente escolar. Tambem e de responsabilidade do CETEC fomentar a criacao de programas que capacitem os docentes da rede estadual para se apropriar desses recursos. Como um dos principais projetos o centro volta-se para a iniciativa Curriculo+, lancada em fevereiro de 2014, uma plataforma online de conteudos digitais (videos, videoaulas, jogos, animacoes, simuladores e infograficos), articulados com o Curriculo do Estado de Sao Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Nucleo Pedagogico de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os niveis de ensino e disciplinas do Curriculo. O Curriculo+ visa incentivar a utilizacao da tecnologia como recurso pedagogico articulado ao Curriculo do Estado de Sao Paulo para inspirar praticas inovadoras em sala de aula a fim de promover maior motivacao, engajamento e participacao dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem. Objetivos especificos • oferecer aos professores recursos pedagogicos digitais, articulados com o Curriculo, assim como formacao e orientacao para implementacao, para tornar as aulas mais contextualizadas, significativas, interativas e personalizadas; • disponibilizar ao aluno recursos digitais para reforcar, recuperar ou complementar seus estudos, dentro ou fora da escola.
A UFJF atua no ensino superior a mais de 50 anos e nas ultimas duas decadas tem se fortalecido na pos-graduacao e na educacao a distancia, com mais de 50 cursos de pos-graduacao e participacao ativa na UAB a quase uma decada. Dentre os varios grupos de pesquisas da UFJF, o LApIC (Laboratorio de Aplicacao e Inovacao em Computacao) tem se especializados nas acoes que envolvam tecnologias (multimidia, aplicativos, plataformas etc.) para o uso na educacao.