Voltar à lista

Utilizando a robótica para o ensino de lógica computacional com crianças do ensino fundamental

Paulo Calegari, Tatiana Nilson dos Santos, Eliane Pozzebon, Luciana Bolan Frigo

Resumo

07/01/2016
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de um dispositivo robótico voltado para o auxílio do processo ensino de lógica de computadores para crianças de 5 (cinco) a 7 (sete) anos. A aprendizagem para estas crianças é proposta de forma lúdica para que elas desenvolvam o raciocínio lógico, mesmo sem saber do que se trata, permitindo-lhes usar a imaginação. A robótica educacional é uma das áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que vem ganhando cada vez mais espaço, pois é uma maneira atrativa para auxiliar no ensino de diversas áreas. Este projeto foi aplicado com crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Araranguá-SC e obtiveram-se resultados positivos, demonstrado pelo alto interesse dos participantes e estímulo no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Artigo completo
Carregando...