Voltar à lista

Robótica sustentável e aprendizagem colaborativa: contribuições no ensino de eletricidade e hidrostática

Rodrigo Baldow, Marcelo Brito Carneiro Leão

Resumo

01/04/2017
Esta pesquisa mostra uma prática pedagógica que teve como fundamentação teórico-me-todológica a aprendizagem colaborativa e o objetivo de investigar como essa teoria pode contribuir no Ensino de Física e sobre Sustentabilidade, a partir de um trabalho com a Robótica Sustentável. Estu¬dantes do ensino médio de uma escola pública participaram de alguns encontros onde foi apresentada a atividade e selecionaram os protótipos. Durante a montagem dos experimentos foram gravadas as falas dos alunos, posteriormente transcritas e analisadas. Observou-se a aprendizagem deles em relação a muitos assuntos relacionados ao funcionamento dos protótipos, possibilitando concluir que esse tipo de prática pedagógica pode ser utilizada por professores de Física constituindo um processo de ensino e aprendizagem lúdico que desenvolve a autonomia e o protagonismo estudantil.
Artigo completo
Carregando...