Voltar à lista

Robótica pedagógica: uma reflexão sobre a apropriação de professores da Escola Elza Maria Pellegrini de Aguiar

João Vilhete Viegas D’Abreu, Bruno Leal Bastos

Resumo

01/04/2013
Desde os primórdios de uso do computador na educação a robótica pedagógica tem contribuído como recurso que auxilia, potencializa e diversifica esse uso. Portanto, a prática da robótica tem possibilitado a diversificação, a forma de se introduzir a informática na educação. No contexto do projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação – MEC isso não é diferente. O UCA tem sido um espaço interessante de pesquisa no uso de laptop educacional classmate visando a consequente integração deste recurso ao processo de ensino-aprendizagem no Brasil. Uma das iniciativas do UCA-UNICAMP na Escola Elza Maria Pellegrini de Aguiar (Escola Elza) tem sido a prática da robótica pedagógica inserida ao currículo no Ensino Fundamental I. Para tal prática, fez-se necessário também, na formação de professores no uso do computador classmate introduzir atividades de robótica pedagógica. O processo de formação dos professores para a apropriação dos conhecimentos da robótica como recurso pedagógico se constituiu em um desafio interessante do qual participaram e ainda participam pesquisadores da universidade, alunos, professores e a direção da escola Elza. Este artigo tem como objetivo apresentar, de forma sucinta, algumas articulações que envolvem o processo de formação de professores para a apropriação do conhecimento da robótica como recurso pedagógico articulado ao currículo do Ensino Fundamental I.
Artigo completo
Carregando...