Robótica pedagógica no currículo escolar: uma experiência de transposição didática
Resumo
06/05/2016
Este artigo problematiza a inserção da Robótica Pedagógica (RP) no currículo e tem como origem a seguinte questão direcionadora de pesquisa: “Como a RP pode possibilitar a Transposição Didática dos conceitos oriundos das Ciências de Referência para o Currículo Escolar?” O estudo se desenvolve em instituições públicas de ensino em dois diferentes contextos tendo como sujeitos os alunos de Ensino Fundamental e Médio. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, alicerçadas em situações-problemas da vida real oferecidas sob a forma de desafios aos estudantes. As conclusões do estudo demonstram que a RP vem constituindo sua presença nas escolas brasileiras e a sua aplicação aliada ao currículo pode propiciar uma forma diversificada, lúdica, porém, aprofundada de inserir os alunos no campo dos conceitos das áreas de Arte, Ciências, Engenharias, Matemática, e Computação, transpondo-se didaticamente os conceitos desses Campos de Referência para o mundo do aluno, coerente com sua idade e desenvolvimentos sócio-cognitivo e afetivo.