Robótica educacional na sala de aula: relato de uma realidade
Resumo
01/04/2015
A educação contemporânea exige adequações pedagógicas que estejam relacionadas à estrutura organizacional da sociedade. Nessa perspectiva, os educadores necessitam alterar suas metodologias de ensino para atender ao contexto social atual com ações didáticas significativas para os estudantes, incluindo novas metodologias e recursos, como é o caso da robótica, um recurso digital que pode ser utilizado em sala de aula, como uma alternativa pedagógica, criativa e que pode facilitar a aprendizagem de conceitos e resolver desafios de componentes curriculares na educação básica. Assim, é fundamental que os professores, através da formação inicial e da continuada, aprendam a inserir as tecnologias na sala de aula. O trabalho em destaque tem como objetivo analisar as contribuições do uso da robótica educacional no 2º ano da primeira fase do ensino fundamental. Na pesquisa, de natureza qualitativa, foram empregadas as técnicas de observação participante e entrevista estruturada feita através de um roteiro. Colaboraram com a coleta dos dados uma professora da primeira fase do ensino fundamental, um monitor de informática da rede municipal e 22 alunos. O trabalho descreve as aplicações da robótica educacional, realizada em uma escola municipal de João Pessoa, e sistematiza os conhecimentos científicos produzidos sobre o tema, apontando as perspectivas evidenciadas por diversos autores, como Castilho (2002), Chella (2002), Moita (2011), Moraes (2010), Papert (1994), Ribeiro (2006), Sacristán (2002), Silva (2010), Valente (2015) e Zilli (2004), em cujas pesquisas relatam ações pedagógicas com a aplicação da robótica educacional por meio da reflexão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação no contexto educativo, relacionando com a prática docente na educação contemporânea. Trata-se de uma pesquisa em andamento, em que foram analisadas as atividades já executadas com a intervenção da robótica. Foi possível destacar as dificuldades dos professores em relação ao uso desse recurso como mediação pedagógica e o entusiasmo de docentes e discentes quando passam a utilizar e a reconhecer sua importância.